Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Emilson cria normas para prevenção e combate a incêndios

Projeto de Emilson cria normas para prevenção e combate a incêndios

por Heloiza Amaral publicado 20/07/2018 11h15, última modificação 20/07/2018 11h15

O vereador Emilson Pereira (PTN) apresentou projeto que estabelece normas de prevenção e combate a incêndios nas edificações e estabelecimentos públicos de ensino, incluindo escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia. De acordo com o projeto, os estabelecimentos deverão possuir saídas para a rápida retirada de pessoal, com abertura sem grades fixas, luzes de segurança de alimentação própria, para orientar as pessoas em casos de interrupção geral de iluminação normal, sobre portas, saídas e corredores, e placas indicativas de saída de emergência.

As escolas e CMEIs também deverão ter equipamentos de combate ao fogo, como extintores manuais e extintores sobre carretas, sinalização e indicação específica que facilitem a operação de salvamento e combate ao fogo e hidrantes, no caso de ambientes com grande circulação de pessoas. Os professores e servidores da educação, segundo o projeto, passarão por treinamento de manuseio e emprego dos extintores e de técnicas relacionadas. O município, por meio da secretaria municipal de Educação, terá prazo de um ano para implantar as modificações necessárias.

O vereador destaca que o projeto visa evitar tragédias em estabelecimentos que atendem crianças, que poderiam ficar inativas ou paralisadas diante de perigo iminente e desconhecido. As medidas, de acordo com Emilson, já são aplicadas em países como Estados Unidos e Japão. (Foto: Alberto Maia)