Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei autoriza uso de drones por Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil

Projeto de lei autoriza uso de drones por Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil

por Guilherme Machado publicado 30/05/2018 16h15, última modificação 30/05/2018 17h46

Projeto de lei de GCM Romário Policarpo (PTC) autoriza a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia a usar drones em ações de segurança comunitária e os agentes da defesa civil nas atuações em caso de desastres naturais e no monitoramento de áreas de risco, respeitando as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A operação de drones tem como objetivo principal a fiscalização de bairros e comunidades de difícil acesso, vias públicas, praças e parques. A adoção da tecnologia é mais uma opção na prevenção e combate a criminalidade na segurança pública, bem como instrumento de tomada de decisão em eventos críticos. 

A flexibilidade e mobilidade de um drone permite ver muito além do que podem os guardas municipais ao nível da rua e a um custo extremamente menor do que usar um helicóptero. “Numa perseguição à noite, um drone equipado com câmera infravermelha de alta definição pode ajudar na busca pelos quintais das casas, indicando qualquer sinal de calor em movimento”, exemplificou o vereador. 

Já a utilização de drones pelos agentes da defesa civil visa o monitoramento de áreas de risco em locais de difícil acesso, principalmente no período chuvoso, quando os alagamentos e desmoronamentos em áreas de risco se intensificam.