Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de lei define implantação do processo eletrônico em toda administração pública municipal

Projeto de lei define implantação do processo eletrônico em toda administração pública municipal

por Guilherme Machado publicado 04/06/2019 17h55, última modificação 04/06/2019 18h00
Projeto de lei define implantação do processo eletrônico em toda administração pública municipal

Foto: Marina Alice

O vereador Emilson Pereira (Podemos) apresentou na manhã desta terça (4) uma proposta para tornar exclusivamente eletrônicos os processos e atos de toda a administração pública municipal. Isso inclui os processos legislativos da Câmara Municipal e administrativos da Prefeitura, além da expedição de documentos de concessão, permissão, autorização, alvará ou similares. Permissionários, concessionários, empresas terceirizadas ou que contratarem com o poder público municipal também terão de gerar ou juntar documentos de forma eletrônica. 

Os documentos serão assinados eletronicamente. Nos casos urgentes ou se a pessoa não possuir assinatura digital, o documento em papel assinado será aceito, devendo ele ser digitalizado. Caso houver a necessidade de algum papel ser juntado a um processo eletrônico, o documento deverá ser digitalizado, podendo o papel ser encaminhado para reciclagem, caso não precise ser devolvido. 

O sistema que será criado deverá estar disponível para todos acessarem via Internet sem a necessidade de qualquer identificação, com exceção dos documentos sigilosos. Pelo menos uma vez por semestre, esse sistema deverá gerar um relatório, disponível ao público, indicando o número de procedimentos e documentos gerados; as áreas de tramitação; o tempo da tramitação total e em cada setor; e a ocorrência de atrasados em cada setor. 

Todo protocolo eletrônico indicará qual é a próxima fase de análise do documento e o tempo previsto. O sistema deverá identificar atrasos e avisar o cidadão interessado, os órgãos de controle interno e o chefe do órgão envolvido. 

“Atualmente, o avanço dos meios de informática e comunicação permitem que os atos oficiais sejam feitos de forma integralmente eletrônica. É mais seguro gerar e armazenar documentos oficiais dessa forma do que fazê-lo em papel. A tramitação eletrônica é mais rápida, poupa gastos e mão de obra, além de privilegiar a transparência do conteúdo”, explicou o vereador. “O Poder Judiciário vem usando o processo eletrônico com grande sucesso, o que gera a economia de toneladas de papel em todo o Brasil”, exemplificou. 

Após virar lei, a administração pública municipal terá o prazo de dois anos para pôr o sistema de processos eletrônicos em funcionamento.