Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto obriga melhoramento da iluminação pública nas paradas de ônibus

Projeto obriga melhoramento da iluminação pública nas paradas de ônibus

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 16/08/2018 11h34, última modificação 16/08/2018 11h34

Foi aprovado na sessão de hoje (16) da Câmara, em segunda e última votação, o projeto de lei da vereadora Tatiana Lemos, PC do B, que obriga a Prefeitura a instalar, bem como melhorar a iluminação pública em todas as paradas de ônibus da capital. O projeto prevê ainda que no caso da iluminação existente na parada de ônibus for insuficiente para garantir a segurança da população, caberá a empresa pública promover essa melhoria.

Ao justificar seu projeto, a vereadora do PC do B lembra que "a escuridão e a falta de segurança nos pontos de ônibus são as principais preocupações dos usuários do transporte público de Goiânia, principalmente estudantes que usam com frequência tal serviço.Ou seja, queremos oferecer mais segurança aos nossos cidadãos, especialmente trabalhadores e estudantes que utilizam transporte público".

LÂMPADAS DE LED

Outro projeto de autoria da vereadora Tatiana Lemos, aprovado hoje em segunda votação, obriga os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários na capital a utilizarem lâmpadas de LED na rede de iluminação pública. Trata-se, segundo a vereadora, da melhoria da iluminação em logradouros públicos, como praças, parques, jardins, monumentos, entre outros.

A vereadora justifica sua propositura afirmando que "a economia de energia elétrica pelo município deve ser estimulada cada vez mais. O uso da tecnologia LED representa um avanço nesse sentido. Sua economia é de 40%na conta de luz, em comparação com as incandescentes e fluorescentes. Se for comparada com a incandescente, a economia é de 88%".

Tatiana Lemos lembra que em países como México e Itália, por exemplo, o uso da LED é testado, "com sucesso", na iluminação pública desde 2010. "Ou seja, trata-se de uma inovação tecnológica que precisa ser copiada pela administração municipal", enfatizou.