Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto sugere noções de primeiros socorros a professores e funcionários de escolas

por Guilherme Machado publicado 20/03/2019 17h00, última modificação 20/03/2019 17h03

Anderson Sales - Bokão (DC) apresentou o projeto de lei n° 2019/00088 que objetiva a capacitação em noções básicas de primeiros socorros a professores e funcionários de educação básica e locais de recreação infantil da Capital.

Escolas, creches e berçários infantis públicos e privados deverão aplicar um curso anualmente para que seus respectivos funcionários possam se capacitar. O ingresso dos profissionais será feito de maneira voluntária, entretanto, responsáveis por aulas com exercícios físicos devem ter participação obrigatória nos cursos.

“Os estabelecimentos de ensino não são responsáveis apenas pela formação educacional de qualidade, mas também proporcionar a manutenção da integridade física e psíquica de seus tutelandos” cita o parlamentar.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte realizará a capacitação por meio de cursos ministrados por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nos locais privados, deverá ser fornecido por profissionais devidamente habilitados. “Os cursos poderão ser ministrados por agentes da própria rede de saúde”, sugere.

Os estabelecimentos de ensino deverão afixar em local visível a certificação de conclusão do curso, com o nome dos profissionais que tiveram acesso a ele.

Requerimento

Anderson Sales apresentou ainda na sessão plenária desta quarta (20) uma solicitação ao secretário municipal de educação e esporte, Marcelo Ferreira da Costa. O pedido tem por objetivo um levantamento de dados e informações sobre o número de alunos portadores de necessidades especiais (PNE), principalmente alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA), nomes das instituições em que estão matriculados, número de professores de apoio à disposição da Secretaria e o local onde esses profissionais estão lotados.

“Meu gabinete recebe vários pais de crianças portadoras de cuidados especiais, que necessitam de professores de apoio para que seus filhos possam ter acesso a uma educação com qualidade”, afirma o vereador.

Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel