Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta de Sabrina cria cadastro para tratamento estético e de embelezamento

Proposta de Sabrina cria cadastro para tratamento estético e de embelezamento

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 23/08/2018 12h30, última modificação 24/08/2018 09h14

Projeto da vereadora Sabrina Garcêz, PTB, apresentado na Câmara, cria o cadastro para equipamentos de saúde em Goiânia, que visam atendimento hospitalar para  tratamento estético de de embelezamento. Dentre os procedimentos estão embelezamento capilar, facial, corporal, terapias manuais e alternativas.

O projeto destaca que equipamentos municipais de saúde são integrados pela Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Hospitais e Pronto-Socorros do Município. Pela propositura da vereadora, caberá ao médico responsável pelo atendimento nos órgãos municipais de saúde requerer o cadastro dos equipamentos e se os mesmos são apropriados para o devido tratamento.

"No cadastro", cita Sabrina Garcêz, "serão exigidos nome do estabelecimento onde foi realizado o tratamento estético, local onde foi realizado tal procedimento médico, CNPJ da clínica ou hospital, bem como o nome do responsável pelo atendimento".

PRECAUÇÕES

Ao justificar seu projeto, a vereadora lembra que os tratamentos, intervenções estéticas de embelezamento aumentaram vertiginosamente no Brasil. "Esse fato, aliás, tem dificultado a fiscalização dos locais onde são feitas tais cirurgias e os profissionais que realizam tais procedimentos médicos. Muitos, por sinal, são feitos em locais inapropriados e por pessoas que não estão aptas para tal. Daí nossa preocupação com os chamados doutores Bumbum da vida".

Sabrina cita ainda uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) que aponta um crescimento de 12%, entre 2014 e 2017, nesses atendimentos. "Somente na aplicação de botox ou toxina botulínica a demanda cresceu 390% em dois anos. São mais de 80 mil cirurgias plásticas por mês no país. Desse total, 15 mil foram realizadas em Goiás. Muitos desses tratamentos não foram feitos por profissionais habilitados (tecnológicos ou médicos). É preciso um basta nesses aventureiros que colocam em risco a vida de pessoas", concluiu.