Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta torna prioridade para idosos todos os assentos do transporte coletivo

Proposta torna prioridade para idosos todos os assentos do transporte coletivo

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 07/03/2019 12h15, última modificação 07/03/2019 16h24

Projeto de lei da vereadora Tatiana Lemos, PC do B, apresentado na sessão de hoje (7) da Câmara, dispõe sobre a obrigatoriedade de tornar preferencial todos os assentos do transporte coletivo da capital para idosos, gestantes, lactantes, obesos, pessoas com deficiência física e aquelas acompanhadas por criança de colo. "Na ausência de usuários preferenciais, os assentos livres serão utilizados pelos demais usuários, conforme determina o paragrafo 1º do artigo 1º do projeto. 

Segundo a proposta da vereadora Tatiana Lemos as empresas que exploram o serviço público de transporte coletivo deverão afixar cartazes no interior dos veículos informando que todos os assentos são de usos preferenciais de idosos, gestantes, obesos e pessoas com deficiência.

Ao justificar seu projeto, a vereadora lembrou que "atualmente uma pequena parcela dos assentos são destinados a esses grupos preferenciais. Entretanto, esse número não atende a demanda, bem como as circunstâncias atuais. É preciso, então, alterar esse quadro, ampliando a oferta de assentos a esses segmentos sociais".

Tatiana acrescentou ainda que "em horários de superlotação, nos horários de picos, por exemplo, muitas pessoas desses grupos acabam sendo transportadas em pé dentro dos ônibus, em todo o trajeto. Muitas pessoas não agem com compaixão ao não oferecer o assento para uma pessoa em tão condição. Falta de educação e desumanidade, sensibilidade e gentileza. Nossa proposta, portanto, tem elevado alcance social e humanitário", concluiu.