Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Realizada reunião da Rede Municipal de Proteção à Pessoa Idosa

Realizada reunião da Rede Municipal de Proteção à Pessoa Idosa

por Patrícia Drummond publicado 02/04/2018 17h30, última modificação 02/04/2018 17h33
Realizada reunião da Rede Municipal de Proteção à Pessoa Idosa

Foto: Marcelo do Vale

O vereador Paulo Magalhães (PSD) presidiu nesta segunda-feira (2) reunião da Rede Municipal de Proteção à Pessoa Idosa para a apresentação das políticas públicas de atendimento aos idosos na área da Saúde, na Capital e no Estado. O objetivo do grupo é traçar estratégias que possibilitem a troca e o compartilhamento de informações entre os órgãos e instituições que integram a Rede para uma melhor prestação do serviço aos idosos em Goiânia.

O evento foi realizado na Sala de Reuniões das Comissões, na Câmara. Além do vereador Paulo Magalhães, estiveram presentes Vagner Jerson Garcia, titular da 30a Promotoria de Justiça de Goiânia, especializada na defesa dos direitos da pessoa idosa; Ana Lívia Batista Paiva, titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI); Ignes Luzia Guardiola, vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso; Sara Mendes, presidente da Comissão Sênior da OAB-GO; e Fernanda Rodrigues, defensora pública, do Núcleo de Direitos Humanos.

Sônia Aparecida de Sousa, da Diretoria de Redes Temáticas, representou a Secretaria Municipal de Saúde durante a reunião. Também compareceu a assessora de Proteção Especial à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Maria José de Oliveira. Suely Marques Rosa, que responde pela Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Gerência de Programas Especiais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde, representou a Secretaria de Estado da Saúde.

Sônia de Sousa, da Secretaria Municipal de Saúde, detalhou, em fluxograma, toda a rede de atendimento ao idoso na Capital, mencionando o atendimento de Urgência e a Atenção Básica, e destacou o trabalho especializado desenvolvido pelo Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), localizado na Cidade Jardim, e também o Atendimento ao Idoso Crônico Acamado a Domicílio, realizado por meio de equipe multiprofissional. Ela ressaltou, ainda, que uma das prioridades da Secretaria vem sendo a logística na distribuição da Caderneta do Idoso. “Temos muito a avançar, mas acredito que estamos no cdaminho certo e nos colocamos à disposição da Rede no que for necessário”, acrescentou.

Maria José de Oliveira, da Semas, disse acreditar que, ainda neste ano, o órgão consiga concluir um cadastro completo dos idosos de Goiânia. E completou: “É muito bom dar visibilidade ao trabalho que cada um desenvolve dentro dessa importante rede de proteção, da qual agora me orgulho em fazer parte, já que é a minha primeira reunião. Acredito na unidade, na soma de esforços em prol de um bem comum”.

Ações conjuntas

A parceria e o trabalho em rede, a soma de esforços e a visibilidade de ações e de informações, aliás, foi destaque praticamente unânime na fala de todos os convidados. “A parceria do Ministério Público com o Poder Legislativo, com as Secretarias do Estado e do Município, com a Defensoria Pública, com o Conselho e com a Delegacia do Idoso só vem a fortalecer as ações e o atendimento digno a essa parcela de nossa população que é tão esquecida e penalizada. Essas informações precisam, de fato, ser compartilhadas; precisamos torná-las públicas”, sustentou o promotor Vagner Garcia, sugerindo a confecção de uma cartilha especial, ideia prontamente acatada pela delegada Ana Lívia Paiva.

Representante da Secretaria de Estado da Saúde, Suely Marques Rosa descreveu, em cópia distribuída aos presentes, as diretrizes e responsabilidades institucionais do gestor estadual na Rede e resumiu, dentre os itens de “atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa” o que considera ser mais importante: “Preservar a autonomia e a independência funcional das pessoas idosas deve ser meta em todos os níveis de atenção. São dois os grandes eixos norteadores para a integralidade de ações: o enfrentamento de fragilidades da pessoa idosa, da família e do sistema de saúde; e a promoção da saúde e da integração social, em todos os níveis de atenção”.

“A Rede Municipal de Proteção à Pessoa Idosa é um trabalho de formiguinha, mas sinto, depois do que vi e do que discutimos aqui, que tem tudo para render muitos bons frutos, muitos bons resultados. Estou bastante satisfeito, apesar das decepções que tenho encontrado pelo caminho na defesa dos direitos dos idosos”, declarou o vereador Paulo Magalhães. O parlamentar propôs ao grupo a criação de uma Comissão para levar aos pré-candidatos ao Governo de Goiás as reivindicações da Rede e propor uma discussão mais aprofundada sobre o tema antes das eleições.