Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Relator da CEI da Saúde vai pedir afastamento da secretária Fátima Mrué

Relator da CEI da Saúde vai pedir afastamento da secretária Fátima Mrué

por Heloiza Amaral publicado 10/05/2018 11h50, última modificação 10/05/2018 16h22

O vereador Elias Vaz (PSB), relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Saúde em Goiânia, afirmou em plenário, nesta quinta-feira (10), que pedirá o afastamento da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, no relatório final, que será apresentado até o próximo dia 20. Segundo Elias, fatores como o colapso da saúde bucal, o aluguel de aparelhos de raio-X, com equipamentos novos guardados no almoxarifado, e o prejuízo de R$ 250 mil mensais, anunciado com a suspensão de verbas do Ministério Saúde, devido a descumprimento das regras do Sistema Único de Saúde (SUS), são motivos mais que suficientes para justificar o afastamento.

O relator destacou ainda que estuda responsabilizar o prefeito Iris Rezende (MDB) por omissão, já que ele manteve Fátima Mrué no cargo, mesmo após as denúncias apresentadas pela CEI. Outro problema constatado pelos vereadores foi um relatório da própria secretaria municipal de Saúde que aponta indícios de seleção de pacientes para leitos de UTI. O caso foi inclusive denunciado à polícia, já que pessoas morreram por falta de vaga, enquanto havia leitos ociosos.

A CEI também identificou superfaturamento com a frota, um gasto de quase R$14 milhões de manutenção, em contrato de cinco anos com a Útil Pneus. Os vereadores encontraram ambulâncias que registraram alto custo de manutenção, mas estão sucateadas no pátio do Centro de Zoonoses, e outras paradas em uma das oficinas que prestam serviço ao município. (Foto: Alberto Maia)