Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcêz propõe programa de incentivo à reciclagem

Sabrina Garcêz propõe programa de incentivo à reciclagem

por Guilherme Machado publicado 23/11/2017 16h10, última modificação 23/11/2017 16h10
Sabrina Garcêz propõe programa de incentivo à reciclagem

Foto: Francisco Carvalho

Projeto de lei apresentado por Sabrina Garcêz (PMB) nesta quinta, 23, propõe a criação do “Programa Recicle Mais, Pague Menos”, que constitui na troca de materiais recicláveis por créditos que podem ser utilizados para abatimento no valor do IPTU do ano seguinte. O programa aceitará os seguintes materiais: papel, papelão, plástico, embalagens do tipo “Tetrapak”, vidro, metal e equipamentos eletrônicos. 

Segundo a vereadora, a ideia visa criar na população o hábito salutar da separação e destinação adequadas dos resíduos sólidos secos que podem ser reciclados. “Com essa prática ampliada para todas a sociedade goianiense, minimizaremos o impacto ambiental causado pelo lixo descartado de forma incorreta, geraremos empregos e renda no setor da reciclagem e ainda, cada munícipe poderá obter abatimento no valor a ser pago no IPTU”, explicou. 

Para participar, o contribuinte deverá cadastrar o CPF pela Internet e levar o material reciclável que separou até um posto de coleta, onde será pesado e os créditos, lançados. Se o projeto for aprovado, a Secretaria Municipal de Finança ficará a cargo de estabelecer a forma de cálculo da conversão do peso para créditos e dos créditos para valores monetários.