Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sessão Especial sobre a tragédia do Césio 137 terá 36 homenageados

Sessão Especial sobre a tragédia do Césio 137 terá 36 homenageados

por marcos — publicado 06/09/2017 17h47, última modificação 06/09/2017 17h47

Trinta e seis pessoas, dentre vítimas do acidente com o Césio 137 em Goiânia e profissionais de diversas áreas que atuaram decisivamente naqueles dias serão homenageados na Sessão Especial que será realizada na noite de 13 de setembro no Plenário da Câmara Municipal. A solenidade é uma iniciativa do vereador Andrey Azeredo (PMDB), presidente da Casa, que também realizará, em parceria com a Organização Jaime Câmara e o jornal O Popular, de 11 a 29 de setembro, uma exposição fotográfica alusiva ao tema no hall de entrada da Câmara.

Os eventos vão relembrar os 30 anos do acidente com o Césio 137, ocorrido em 13 de setembrode 1987, e prestar gratidão àqueles que vivenciaram o ocorrido e trabalharam para  ajudar as vítimas. Trinta homenageados foram indicados por Andrey Azeredo, que solicitou aos demais vereadores que também indicassem nomes. Destes, Felisberto Tavares (PR), Lucas Kitão (PSL), Rogério Cruz (PRB) e Cabo Senna (PRP) indicaram seis homenageados.         

“Quero homenagear essas pessoas, ressaltar sua luta em defesa das vítimas, seus esforços em entender e controlar os danos, as atitudes humanistas e corajosas que tomaram e a batalha daqueles que mantêm o compromisso com a reflexão histórica sobre aqueles dias. Toda a sociedade deve apoiar a causa das vítimas reconhecidas e das que ainda lutam para serem reconhecidas. Ficaram muitas perguntas sem resposta, mas uma certeza é indiscutível para mim: o conhecimento, a educação, o espírito solidário e a sensibilidade e dedicação do Poder Público e das instituições envolvidas podem ajudar a cicatrizar as feridas daquele episódio tristíssimo e evitar que algo parecido se repita”, afirma Andrey Azeredo.

Considerado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) o segundo maior acidente radioativo do mundo (perdendo em abrangência territorial apenas para o registrado na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia), o ocorrido em Goiânia deixou quatro mortos oficialmente reconhecidos como vítimas, questionamentos ainda não esclarecidos, mais de mil pessoas afetadas pela radiação, uma história dolorosa que marcou definitivamente a cidade e cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo que estão acondicionadas num depósito do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares em Abadia de Goiás, município da Região Metropolitana localizado a 23km da Capital. Segundo estudos da Comissão, os resíduos perderão totalmente o potencial radioativo em, no mínimo, 275 anos.

História

O acidente em Goiânia começou em 13 de setembro de 1987 quando dois catadores de materiais recicláveis retiraram um aparelho de radioterapia de um prédio público abandonado no centro da cidade e o levaram para a casa de um deles. Eles abriram a aparelhagem para retirar metais para vender e dentro dela havia uma cápsula contendo Césio 137, um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio que dá origem ao Bário 137, um pó azulado e fosforescente que emite radiações gama altamente penetrantes e tóxicas. Já no primeiro dia de contato com o material, ambos começaram a passar mal. Entre os dias 19 e 26 de setembro de 1987 a cápsula radioativa foi mostrada para várias pessoas que passaram pelo ferro-velho para onde ela foi levada, dentre familiares e conhecidos do proprietário do estabelecimento.  A primeira vítima fatal foi a garota Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, símbolo da tragédia com o Césio. A pequena chegou a ingerir partículas do pó letal.

Serviço:

Evento: 30 anos do acidente com o Césio 137

 

Exposição fotográfica

Data: 11/09 a 29/09

Local: Hall de entrada da Câmara Municipal de Goiânia

Responsável: Grupo Jaime Câmara

Apoio: Jaime Câmara e Jornal O Popular

 

Sessão Especial

Data: 13/09, quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Plenário da Câmara

Endereço: Avenida Goiás, 2001, Centro

Tema: Não podemos esquecer: Césio-137, 30 anos depois.

 

 Homenageados indicados pelo vereador Andrey Azeredo:

 Alexandre Rodrigues de Oliveira: médico da antiga Nuclebrás, atualmente Indústrias Nucleares do Brasil

 Alfredo Tranjan Filho: engenheiro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

 André Luiz de Souza: advogado e diretor geral do Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.R.A)

 Antonio Faleiros Filho: ex-secretário de Saúde do Estado de Goiás, atual presidente da Indústria Química do Estado de Goiás (IQUEGO)

Antônio Lopes de Avelar: ex-subchefe da Defesa Civil de Goiás em 1987 e subcomandante da operação de descontaminação. Também é vítima reconhecida

Batista Custódio dos Santos (Representante do Jornal Diário da Manhã): jornalista e fundador do Jornal Diário da Manhã

Carlos Magno Chaves: jornalista

Halim Antônio Girade: ex-superintendente da Secretaria de Saúde de Goiás, atual secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social

Henrique Antônio Santillo (in memoriam): ex-governador de Goiás. (Representante: Carlos Henrique Santillo, filho do homenageado e diretor da Escola do Legislativo do Estado de Goiás)

Cirillo Marcos Alves (Representante da Televisão Serra Dourada): presidente do grupo Alves de Queiroz

Edson José Ferrari: ex-secretário adjunto da Secretaria de Comunicação do Governo Henrique Santillo, atualmente é conselheiro do TCE-GO

Luiz Eduardo Jorge (in memoriam): cineasta goiano (Representante: Elianda Figueiredo Arantes Tiballi, viúva e colega de trabalho do homenageado durante 15 anos. Fizeram o filme “Césio 137: O brilho da morte”)

Luiza Odet Mota dos Santos: vítima e tia da menina Leide das Neves

Emanuel Barbosa da Silva: ex-chefe da Defesa Civil de Goiás em 1987 e comandante da operação Césio 137 de descontaminação. Também é vítima reconhecida

Gercy Bezerra Lino Tocantins (in memoriam): procurador geral do Estado de Goiás em 1987 (Representante: Alexandre Tocantins, filho do homenageado e procurador geral do Estado de Goiás)

Iris Rezende Machado: ex- ministro da Agricultura em 1987 e atual prefeito de Goiânia

João de Barros Magalhães: vítima e presidente da Associação dos Contaminados, Irradiados e Expostos ao Césio-137 (Aciec). (Representante: Antônio de Abreu Caldeira)

Luciano Ribeiro Neto (Representante da Televisão Record Goiás): diretor geral da Record Goiás

Luís Hiroshi Sakamoto: físico e diretor de Distribuição da Eletrobrás

Marconi Ferreira Perillo Júnior (Representante da Televisão Brasil Central): ex-assessor pessoal do Governador Henrique Santillo e atual governador de Goiás. Será representado pelo deputado estadual José Vitti (PSDB), governador em exercício e presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.    

Maria Paula Curado: médica oncologista do Centro Integrado de Pesquisa

Odesson Ferreira: vítima e vice-presidente da Associação das Vítimas do Césio-137 (AVCésio)

Ronaldo Borges Ferrante (Representante do Grupo Jaime Câmara): vice-presidente de negócios do Grupo Jaime Câmara

Rex Nazaré Alvez: físico nuclear e consultor do presidente da Eletronuclear

Rugles César Barbosa: presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste

Santos Francisco de Almeida: subtenente da Polícia Militar do Estado de Goiás, vítima reconhecida e presidente da Associação dos Militares Vítimas do Césio 137)

Suely Lina de Moraes: vítima e presidente da Associação das Vítimas do Césio-137 (AVCésio)

Vasco Martins Cardoso (in memoriam): médico, coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás e chefe do Serviço de Saúde da Polícia Militar (Representante: Patrícia de Souza Martins, filha do homenageado e professora de Artes Visuais)

Walter Mendes Ferreira: 1° físico a ter contato com o material radioativo, atual chefe da Divisão de Rejeitos Radioativos (DIREJ/DRS) da Comissão Nacional de Energia Nuclear

Waltervan Luiz Vieira: ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado de Goiás

 

Homenageados indicados pelos demais vereadores:

Vereador Felisberto Tavares:

Antonio Carlos Borges

José Ricardo Rodrigues Lucena

 

Vereador Lucas Kitão:

Carla de Camargo Wascheck

 

Vereador Rogério Cruz:

Jason Franco Rocha

 

Vereador Cabo Senna:

Sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás Roqueudson Carvalho Bonfim

Tenente coronel da Polícia Militar do estado de Goiás Carlos Lira

registrado em: