Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tatiana propõe penalidades para evitar maus tratos a animais

Tatiana propõe penalidades para evitar maus tratos a animais

por Heloiza Amaral publicado 21/08/2018 08h53, última modificação 21/08/2018 08h53

A vereadora Tatiana Lemos (PC do B) apresentou projeto que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus tratos aos animais, incluindo restrição da liberdade de locomoção por qualquer tipo de aprisionamento e confinamento de animais em alojamento ou locais que não respeitem as condições adequadas ao bem-estar do animal, como dimensões apropriadas, espaço para movimentação, incidência do sol, luz, sombra e ventilação, fornecimento de água limpa e alimento, atendimento veterinário, higiene do alojamento e do próprio animal.

De acordo com Tatiana, a pessoa, ao optar pela tutela de um animal, tem a obrigação ética de manter suas necessidades básicas e proporcionar a ele o indispensável para seu bem-estar. “Não se pode esquecer, por exemplo, que cães criados presos são extremamente solitários e tal condição gera animais com problemas graves de temperamento, como ansiedade, agressividade, carência extrema, hiperatividade, medo, impulsividade, incompatíveis com sua natureza social”, explica.

A vereadora destaca ainda que “não há mais espaço para o entendimento arcaico de que animais são coisas e como tais podem ser tratados. Está cientificamente comprovado que eles são seres sencientes, o que nos obriga a uma revisão urgente da forma como os temos tratado”. (Foto: Alberto Maia)