Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tatiana propõe teste de trombofilia para mulheres

Tatiana propõe teste de trombofilia para mulheres

por Quezia de Alcântara publicado 22/02/2019 09h54, última modificação 22/02/2019 09h54

Exame genético para detectar trombofilia para mulheres na rede pública. Este é o teor do projeto de lei apresentado pela vereadora Tatiana Lemos (PCdoB). A intenção é que mulheres que tenham histórico familiar ligado a essa doença possam fazer o teste e ter tratamento adequado na rede pública de saúde, solicitado pelo médico ginecologista e/ou obstetra na primeira consulta pré-natal.

A vereadora em sua justificativa explica que a trombofilia “é uma condição hereditária (de pai pra filho) ou adquirida (por algum problema de saúde) em que o sangue tem uma maior tendência a formar coágulos que podem causar a trombose venosa profunda ou embolia pulmonar”.

“Várias mulheres que sofreram com aborto, pré-eclâmpsia tiveram alguma forma de trombofilia”, explica Tatiana adicionando que “o problema é que a maioria somente descobre a tendência quando já perdeu um ou mais filhos”.