Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tatiana quer proibir cobrança de taxa de esgoto onde não há rede coletora

Tatiana quer proibir cobrança de taxa de esgoto onde não há rede coletora

por Silvana Brito Martins publicado 14/06/2018 13h58, última modificação 14/06/2018 13h58

Apresentada na manhã de hoje, 14/06, a matéria veda a tarifação conjunta dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos locais onde não exista rede coletora. O projeto prevê que em caso de descumprimento, a concessionária será  multada em 5.000 UVFG- Unidade de valor Fiscal de Goiânia, além das medidas previstas no Código de Defesa  do Consumidor .

Segundo Tatiana Lemos (PC do B) “a cobrança dessa taxa  por parte das concessionárias, públicas ou privadas,  em locais sem acesso ao benefício, é ilegal, uma vez que, os responsáveis pela prestação do serviço auferem ganhos indevidos, sendo remunerados por um trabalho  que não está sendo prestado. É uma situação inaceitável, em especial nos bairros periféricos, onde não existe a rede e mesmo assim famílias são obrigadas a pagar, desestimulando o interesse da concessionária em instalar a rede,” diz a vereadora.

SANEAGO

Em outro projeto a vereadora, “Autoriza o Executivo a estabelecer convênio com o Governo de Goiás,por meio da SANEAGO- Companhia de Saneamento de Goiás S.A,com o objetivo de reconhecer  a titularidade dos proprietários de residências,em áreas de ocupação, para acesso ao abastecimento de água”.

De acordo com a propositura, as áreas de ocupação são aquelas reconhecidas pela SEPLAMH- Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, as quais os proprietários já tenham recebido seu título de regularização ou ainda estejam em processo regularizatório.

Tatiana argumenta que o objetivo  de sua iniciativa “é proporcionar aos residentes em áreas de ocupação, o acesso ao abastecimento de água, com a instalação de hidrômetros , oferecendo a prestação do serviço público com a contrapartida na forma de pagamento de tarifa justa”.