Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Terceiro Encontro de Valorização da Mulher une Goiânia e Aparecida

Terceiro Encontro de Valorização da Mulher une Goiânia e Aparecida

por Manuela-qi — publicado 26/05/2017 23h45, última modificação 29/05/2017 14h10

Uma ação histórica. Assim a diretora do Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Maria das Dores Dolly, descreveu o terceiro "Encontro em Defesa e Valorização da Mulher - Projeto Semeando a Paz: Campanha Não Vai Ter Psiu!", uma iniciativa suprapartidária e mensal da Presidência da Câmara Municipal de Goiânia com o objetivo de contribuir com a desconstrução da cultura machista e com o combate à violência contra as mulheres. O evento foi realizado na manhã de hoje no CEU das Artes Orlando Carneiro, em Aparecida de Goiânia, e reuniu lideranças políticas, comunitárias e membros da comunidade para discutir o tema. 

Desde a última edição, a “Campanha Não vai ter Psiu!” estabeleceu parceria permanente com o projeto Semeando a Paz, iniciativa da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) idealizada e capitaneada pelas professoras Ilma Araújo e Neusa Valadares. O acontecimento também lembrou o Dia Internacional das Cidades Seguras paras Mulheres (20 de Abril), campanha do movimento global Action Aid para chamar a atenção para os problemas de assédio e violência nas cidades de todo o mundo. O Encontro foi realizado com o apoio da Prefeitura de Aparecida, que cedeu o local e os recursos audiovisuais necessários

O acontecimento foi aberto pelo presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo (PMDB), e contou com a presença das vereadoras da Casa Leia Klebia (PSC) e Sabrina Garcez (PMB), da titular da Secretaria Executiva da Mulher de Aparecida de Goiânia, Eudenir de Souza, a “Tia Deni”, do presidente da Câmara local, vereador Vilmarzin (PMDB), de representantes de secretarias e de lideranças comunitárias. “Espero que vocês possam se  empolgar e propagar a idéia de que é preciso que todos, homens e mulheres, se unam e lutem pela igualdade entre os gêneros", frisou Andrey. 

Para a professora Ilma Araújo, uma das idealizadoras do projeto Semeando a Paz, que é parceiro permanente da campanha "Não Vai Ter Psiu!" , esses encontros "plantam uma semente de conscientização e pacifismo em cada um de nós e a semearemos em nossos lares e locais de trabalho. Não podemos achar que a violência é natural e a mulher que é vítima não pode se defender sozinha, ela precisa de ajuda e orientação. E temos que educar nossas filhas de maneira que elas saibam que podem ser o que quiserem."

O presidente da Câmara de Aparecida, vereador Vilmarzin, parabenizou Andrey pela iniciativa e reformulou um antigo ditado popular :"na verdade, não há uma grande mulher atrás de um grande homem, há uma grande mulher ao lado de um grande homem", disse.  Tia Deni aproveitou a ocasião para pedir ao presidente Vilmarzin que o projeto se estenda à Câmara de Aparecida e agradeceu a Andrey por ter escolhido a cidade como primeira a sediar o evento fora da Capital. 

As duas vereadoras de Goiânia que prestigiaram o Encontro, Leia Klebia e Sabrina Garcez, parabenizaram Andrey pela Campanha. "Esta é uma nobre e valiosa realização e torço para que seja uma multiplicadora de conquistas", disse Leia. Já Sabrina afirmou que "teríamos uma cidade segura para as mulheres se a cultura da violência fosse combatida nas escolas e nas esferas públicas em todos os níveis. Isso não é um assunto das mulheres, isso diz respeito a toda a sociedade."

Palestras das convidadas 

A primeira das três palestras programadas foi a da advogada Flávia Fernandes, presidente do Conselho Estadual da Mulher, que discorreu sobre o empoderamento da mulher como ferramenta no enfrentamento à violência doméstica e familiar. "Goiás já é o segundo Estado no Brasil no ranking de mulheres mortas por violência doméstica, violência de gênero. Goiás ainda é muito paternalista, machista e arcaico. As mulheres devem reconhecer o ciclo da violência e detê-lo no primeiro estágio", afirmou. Ela explicou ainda os tipos de violência cometidos contra as mulheres: física, psicológica e socioeconômica (patrimonial) e o ciclo de como elas se desenvolvem: da construção da tensão no relacionamento passando pela explosão da violência, descontrole e destruição até a "lua de mel", o suposto arrependimento do agressor. "Não podemos aceitar mais o "até que a morte nos separe" , isso não pode mais acontecer e as religiões não podem sugerir que as mulheres aguentem isso pra manter um casamento nocivo. Deus não quer que ninguêm seja espancada." E finalizou apontando que no ano passado homens mataram 4.768 mulheres no Brasil e estupraram cerca de 47.000. 

A diretora do Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Maria das Dores Dolly, elogiou a Campanha, pediu a Andrey que continue ampliando a iniciativa "histórica" de unir cidades para apoiar a luta feminina com perseverança, citou os 36 anos de existência do Cevam e a batalha diária do Centro. Ela defendeu que os organismos de proteção da mulher trabalhem em rede e bem estruturados: "temos que acolher as mulheres vítimas de violência porque, dentre outros aspectos, os principais agressores são familiares e conhecidos, ou seja, elas não têm pra onde ir". 

O evento foi fechado com a palestra da titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida de Goiânia, Cybelle Tristão. A delegada falou da importância de se implantar políticas públicas de proteção à mulher. "Estamos lutando para criar um juizado da mulher em Aparecida e queremos também uma casa de passagem para as mulheres vítimas de violência. Na delegacia atendemos uma média de 15 vítimas por dia, e precisamos ainda de psicólogas e assistentes sociais lá, o que não temos hoje. Não é fácil trabalhar com a mulher vítima de violência, é fácil criticá-la por às vezes não denunciar, mas é preciso se colocar no lugar dela e ajudá-la. Nunca desencoraje a vítima a denunciar, ela já está sofrendo. Procure uma delegacia da mulher." E finalizou com uma notícia promissora: "lançaremos em breve o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas para educadores, crianças e adolescentes. Parabenizo imensamente o vereador Andrey, que é homem e apoia a luta feminina."

 

Assessoria de Comunicação do vereador Andrey Azeredo:

Maysa Manoela - 62 - 98214-6192

Polliana Martins - 62 -99600-3828

Sâmyla Bueno – 62 – 98120-7734

registrado em: