Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tiãozinho Porto sugere criação de Jardins de Chuva, para evitar alagamentos na cidade

Tiãozinho Porto sugere criação de Jardins de Chuva, para evitar alagamentos na cidade

por Guilherme Machado publicado 12/02/2019 15h57, última modificação 12/02/2019 15h57

Tiãozinho Porto (Pros) apresentou nesta terça (12) o projeto de lei n° 2019/00036, nele é sugerido a criação de Jardins de Chuva em Goiânia. O sistema consiste-se em um canteiro com plantas, formado com o rebaixamento do solo, que coleta águas pluviais através de aberturas delimitadas em seu contorno.

Eles seriam implantados em rotatórias, calçadas e canteiros centrais para melhorar o escoamento e absorção de águas pluviais, além de evitar alagamentos. "Isso ocorre por meio de aberturas delimitadas entre pedras, areias, plantas e outros elementos, para que o solo se torne mais poroso e possa absorver a água com maior finalidade", explica o vereador.

De acordo com o projeto, os Jardins de Chuva seriam implantados pela prefeitura e pelos responsáveis por empreendimentos cuja construção e manutenção provoquem a impermeabilização do solo. Os locais poderão ser calçadas de empreendimentos e edifícios públicos, ruas largas com baixo tráfego de veículos e regiões com histórico de problemas de enchentes comprovados por Avaliação de Danos da Defesa Civil. "Os Jardins de Chuva criam um ambiente atraente e seguro para os pedestres, bem como uma abordagem sustentável da drenagem de águas pluviais", completa.

Texto produzido por Ingrid Raquel, estagiária vinculada à PUC-GO