Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tramitam na Casa matérias sobre acessibilidade

Tramitam na Casa matérias sobre acessibilidade

por Quezia de Alcântara publicado 21/08/2018 10h53, última modificação 21/08/2018 10h53

Entre as matérias que tramitam na Câmara Municipal de Goânia sobre acessibilidade estão: uma que altera o Estatuto do Pedestre e outra que dá desconto para deficientes da taxa de inscrição em corridas.

De autoria do vereador Anderson Sales-Bokão (DC) projeto de lei altera três incisos da lei 8.644/2008, o Estatuto do Pedestre. Ele sugere a mudante de incisos que tratam dos deveres dos pedestres: um que o pedestre somente deverá atravessar a rua em faixas de pedestres quando houver uma em até 50 metros de distância e outra que não deverá fazê-lo utilizando o telefone celular.

Outra alteração é que na falta de uma faixa de pedestre a travessia seja feita nos locais com semáforos ou somente após interrupção do tráfego por agente de trânsito. Segundo Bokão as medidas visam dar mais segurança ao pedestre.

CORRIDA DE RUA

Outra matéria é de iniciativa do vereador Gustavo Cruvinel (PV) e permite a inclusão de deficientes e cadeirantes nas corridas de rua da cidade. O projeto de lei cria algumas categorias de deficiências tais como: CAD = cadeirantes; DEV = deficiente visual; AMP = amputado de membros inferiores; DMAI = deficiente andante de membro(s) inferior (es); DI = deficiente intelectual; DMS = deficientes de membros superiores e DAU = deficiente auditivo.

Cruvinel também inclui na matéria que os atletas que se encaixarem em uma dessas categorias tenham desconto de 50% na taxa inscrição. Ele adicionou também os idosos com idade igual ou superior a 60 anos. A justificativa do vereador é promover a inclusão social e melhoria da autoestima por meio do esporte e incentivar a participação de deficientes e idosos com o menor custo da taxa de inscrição.