Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Tribuna Livre da Câmara reforça a importância da prevenção do Diabetes

Tribuna Livre da Câmara reforça a importância da prevenção do Diabetes

por marcos — publicado 07/12/2017 21h25, última modificação 07/12/2017 21h25
       Na manhã desta quinta-feira, 7, às 10h30, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Goiânia, através de convite feito pelo vereador Andrey Azeredo (PMDB), recebeu a médica endocrinologista e metabologista Aline de Brito Soyer para tratar de temas relativos à Diabetes como prevenção, tratamento e os diferentes tipos e sintomas da doença. Graduada pela Universidade Gama Filho e com especializações feitas na Fundação Escola de Serviço Público do Rio de Janeiro - FESP/RJ, ela falou com clareza e foi elogiada pelos vereadores presentes, que também parabenizaram Andrey Azeredo pela escolha do tema. 
      “A Diabetes tipo II é uma doença que sempre foi característica de adultos, mas hoje em dia está aumentando muito a incidência em crianças. Isso acontece por causa do excesso de peso, da má alimentação e da falta de exercícios físicos. Uma dica fundamental para os pais, que são os responsáveis pela saúde das crianças, é de não ofertarem com freqüência sucos industrializados, refrigerantes, produtos processados como salgadinhos e bolachas recheadas, dentre outros, porque elas aprendem desde cedo a consumi-los. O ideal é não ter em casa esses produtos que, apenas esporadicamente, podem ser consumidos. É importante que os pais e responsáveis tenham essa consciência e estimulem também o consumo de frutas, de verduras e alimentos naturais, além da prática de exercícios físicos. Isso é a base de uma boa saúde para todos”, afirmou Aline. 
      Ao final da explanação, Andrey, que é o presidente da Câmara, perguntou à médica sobre quais medidas poderiam ser tomadas pelo Poder Público para contribuir para a prevenção da doença em crianças, principalmente. Ela sugeriu a proibição da venda de alimentos processados e não-saudáveis nas cantinas escolares, a exigência da prática de atividades físicas nos estabelecimentos de ensino, dentre outras, e Andrey garantiu que estudará o tema com sua equipe para apresentar projetos de lei a respeito dessas sugestões.
     “Agradeço muito a vinda da dra. Aline a esta Casa para trazer mais esclarecimentos sobre esse mal. Acredito no poder da informação e da conscientização para alertar, ajudar e orientar as pessoas a se prevenirem, a protegerem suas crianças e a buscarem o diagnóstico e o tratamento adequado, se necessário. E o Poder Público tem o dever de estar presente em todas essas etapas e sobretudo investir em medidas preventivas em nome do bem-estar coletivo. A Câmara está comprometida com mais essa luta pela Saúde da população. Ouvindo a excelente explicação da dra. Aline, um dado me estarreceu: que a cada oito segundos morre uma pessoa devido à  Diabetes no planeta. É preciso enfrentar esse problema”, ressaltou o presidente.
Com informações da assessoria de imprensa da Presidência
registrado em: