Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / TVs Câmara e Assembleia serão transmitidas na TV digital aberta

TVs Câmara e Assembleia serão transmitidas na TV digital aberta

por Guilherme Machado publicado 14/06/2016 16h50, última modificação 14/06/2016 17h30
TVs Câmara e Assembleia serão transmitidas na TV digital aberta

Foto: Marcelo do Vale

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira (PSDB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Hélio de Sousa, assinaram na tarde de hoje um protocolo de intenções de cooperação para disponibilizar na TV digital aberta o sinal dos canais legislativos das duas casas legislativas.

“O canal aberto vai possibilitar que nós possamos interagir melhor com a sociedade, que merece ter melhores informações e conhecimento sobre nossas ações, e permitir que as pessoas possam fiscalizar o trabalho dos políticos em quem elas votaram”, disse Anselmo Pereira durante o evento que ocorreu no salão de eventos da Assembleia Legislativa.

“Este é momento histórico para a comunicação dos parlamentos do estado de Goiás”, disse Hélio de Sousa. Ele afirmou que a parceria firmada hoje faz parte de um esforço da Casa de levar o sinal da TV Assembleia em sinal aberto para todo o estado. Segundo ele, já estão fechadas parcerias com as câmaras municipais de Jataí, Rio Verde e Goianésia para a transmissão dos seus conteúdos junto com o da Assembleia e outras 17 cidades também deverão integrar a futura Rede Legislativa Goiana, cobrindo 85% do território goiano.

O projeto está dividido em duas fases para reduzir o custo de implantação. Na primeira fase, o canal digital da Assembleia (61.2) vai ceder espaço da programação para transmissão de conteúdos produzidos pela TV Câmara. Na segunda fase, a TV Câmara irá migrar para o canal próprio (61.4) e irá ceder espaço para transmitir programas produzidos pelas Câmaras Municipais da região metropolitana que tiverem interesse.

O canal digital legislativo de Goiânia (61) é transmitido em sistema multiplex, em que um canal digital de alta definição é divido em quatro canais de imagem com definição média. Ele faz parte da Rede Legislativa de Rádio e TV, um projeto da Câmara dos Deputados que visa incentivar as casas legislativas a montar suas próprias emissoras de rádio e TV, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações. Para que isso seja possível, a Câmara federal compartilha seus canais com os parceiros e divide custos e responsabilidades. O canal digital foi inaugurado em Goiânia em 2013 e desde então transmite os sinais das TVs Câmara (dos Deputados) e Senado em 61.1 e 61.3, respectivamente.

O gestor da Rede Legislativa de Rádio e TV em Goiás, Afonso Lopes, disse que, com a oficialização de hoje, serão escolhidos dois funcionários da Câmara e outros dois da Assembleia para compor uma equipe que vai colocar o projeto em prática. Atualmente as duas casas legislativas compartilham um mesmo canal (8) na TV por assinatura NET. Afonso explicou que, no primeiro momento, a mesma programação da NET será transmitida em sinal aberto e que a TV Assembleia será a responsável por gerar o sinal que será transmitido pela torre de TV localizada no Morro do Mendanha, na saída para Trindade.

registrado em: