Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereador propõe captação de energia solar e instalação de cisternas para imóveis acima de 300m²

por Michelle Lemes publicado 19/06/2018 16h49, última modificação 19/06/2018 16h49

Donos de hotéis, bancos, mercados, faculdades, shoppings, camelódromos e condomínios, além de empresas, podem ser obrigados a instalar cisternas em suas dependências para captação de água da chuva. O projeto foi apresentado nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Goiânia, pelo vereador Kleybe Morais (PSDC).

De acordo com a matéria proposta, as cisternas podem ser construídas de alvenaria ou adquiridas em materiais já pré-fabricadas com plástico ou fibra de vidro. As de alvenaria devem ter projetos elaborados por profissional competente. A obrigação cabe apenas aos imóveis acima de 300 m².

A água coletada e armazenada não poderá ser utilizada para fins de consumo, devendo apenas servir para a irrigação de jardins e limpeza. “A água é um dos recursos mais valiosos do nosso planeta, é fonte de vida para a humanidade. No entanto, é de conhecimento de todos quais as dificuldades que o Brasil enfrenta”, justifica o vereador.

Esses imóveis ainda deverão instalar sistema de captação de energia solar e a energia captada deverá ser usada nas áreas comuns dos estabelecimentos. Isto é o que propõe outro projeto de lei apresentado pelo vereador.

“A instalação de uma unidade fotovoltaica proporciona uma redução na conta de energia de forma instantânea, além de contribuir com o sistema elétrico nacional como um todo. A microgeração e a minigeração evitam elevados investimentos em linhas de transmissão e distribuição”, avalia.