Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Vereadores aprovam programa Pedalando e Gerando Energia Limpa

Vereadores aprovam programa Pedalando e Gerando Energia Limpa

por joana — publicado 12/09/2017 18h01, última modificação 12/09/2017 18h01

Aprovado nesta terça-feira, 12, em segunda e última votação,  projeto de lei apresentado pela vereadora Sabrina Garcêz (PMB), que cria o programa “Pedalando e Gerando Energia Limpa”. A proposta tem por finalidade a instalação de bicicletas ergométricas geradoras de energia em todas as praças que possuem zeladoria em Goiânia. A energia gerada pelo uso destas bicicletas deverá ser armazenada em baterias que permitam o aproveitamento para fins de iluminação das próprias praças e logradouros do seu entorno, além de outras finalidades úteis aos usuários, que venham a ser definidas pelo Poder Público.

Também estabelece a proposta que a Prefeitura de Goiânia poderá aceitar doações de bicicletas que atendam aos objetivos do projeto, com base em convênios e termos de parcerias não onerosas, facultando-se às instituições doadoras ou apoiadoras a divulgação de seus nomes nos próprios equipamentos doados ou por elas desenvolvidos.

Segundo Sabrina Garcêz, o “ uso dessas bicicletas, além de promover a saúde de seus usuários, poderá colaborar com o meio ambiente, por ser fonte de energia limpa e ajudar na iluminação pública de praças e ruas do seu entorno. Esse tipo de bicicleta tem sido utilizado por detentos de penitenciárias localizadas em Minas Gerais. Lá, por ordem do Poder Judiciário, os presos estão pedalando e gerando energia para consumo do próprio presídio”.

O projeto de lei segue agora para sanção ou veto do prefeito Íris Rezende.