Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / VÍDEO - Drª Cristina denuncia interrupção de obras em unidades básicas e perda de recursos do Ministério da Saúde

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 13/12/2018 11h26, última modificação 13/12/2018 11h28

A vereadora Drª Cristina Lopes (PSDB) denunciou na tribuna da Câmara o que considera descaso da prefeitura de Goiânia com a saúde municipal. De acordo com a parlamentar, o município será obrigado a devolver recursos do programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde, por não aplicá-los na reforma de Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Drª Cristina, doze UBSs que deveriam estar em processo de reformas estão com as obras paradas ou sem previsão de conclusão e, em alguns casos, os recursos estão sendo retomados pelo Ministério. Os dados foram obtidos a partir do Relatório de Obras Requalifica UBS – FNS – MS, realizado pelo próprio governo federal.

De acordo com o levantamento realizado pelo gabinete de Cristina Lopes, para o Centro de Saúde da Família Vila Pedroso, por exemplo, a primeira parcela dos R$ 773 mil destinados à unidade, no valor de R$ 154,6 mil, foi depositada nas contas municipais em março de 2017. O Centro de Saúde Parque Amazônia também recebeu R$ 44 mil, mas a reforma se encontra parada.

Ao todo, o Ministério da Saúde destinou a Goiânia R$ 3,3 milhões, já tendo repassado R$ 529 mil, mas a conclusão desta primeira etapa de obras, necessária para a liberação do restante dos recursos, não tem previsão.