Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Zander apresenta projetos de prevenção de doenças

Zander apresenta projetos de prevenção de doenças

por Quezia de Alcântara publicado 22/02/2019 10h30, última modificação 22/02/2019 10h30

Matérias que tratam da saúde pública e controle de doenças que podem se tornar epidemias no Município foram apresentadas pelo vereador Zander Fábio (Patriotas).

Uma das matérias incentiva o cultivo da Citronela e Crotolária como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypti responsável pela transmissão de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Além de campanhas educativas e informativas sobre o plantio dessas espécies vegetais, o projeto autoriza a doação de mudas, o plantio em praças, ruas, canteiros de avenidas, margens de rios e áreas públicas.

“Este método é adotado em outros municípios com grande êxito”, informa o parlamentar. “essas plantas são conhecidas por serem repelentes naturais de insetos e seu impacto atinge até 50 metros ao seu redor”.

QUALIDADE DA ÁGUA

Outra matéria de Zander sugere a realização de coleta de amostras das águas de reservatórios em escolas, CMEIs e unidades de saúde do Município. A Prefeitura deverá credenciar empresas para realizar as análises das amostras e o resultado deverá ser publicado.

“O objetivo é garantir condições para avaliar se a água é potável se está em condições para o consumo humano, se os parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendem ao padrão de potabilidade ou ofereçam riscos à saúde”, justifica o vereador.

Ainda com relação à qualidade da água outro projeto do vereador obriga a colocação de coletores de chorume com válvula para retenção do líquido em caminhões de lixo no Município.

“Nos dias atuais o chorume escorre dos caminhões de lixo nas vias causando poluição e transtornos de ordem pública”, conta Zander, “havendo os coletores evitaremos o derramamento desse líquido que possui um odor fétido e que com as chuvas chega aos rios e córregos da cidade e atinge as águas do subsolo contaminando as águas potáveis de poços e nascentes”.