Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Zander requer ações do Poder Executivo para resguardar direitos dos animais

Zander requer ações do Poder Executivo para resguardar direitos dos animais

por Patrícia Drummond publicado 30/10/2018 16h35, última modificação 30/10/2018 16h37
Zander requer ações do Poder Executivo para resguardar direitos dos animais

Foto: Alberto Maia

Três requerimentos foram apresentados nesta terça-feira (30), na Câmara, pelo vereador Zander Fábio (PATRIOTA), em prol da causa animal, a partir de demandas feitas ao parlamentar por parte de entidades protetoras e protetores independentes de animais na Capital. “Tenho ciência da sensibilidade e cuidado do Poder Executivo para com as questões relacionadas aos direitos e bem-estar integral dos animais, o que envolve também seus tutores e a população em geral”, destaca Zander.

Em um dos requerimentos – endereçado ao prefeito Iris Rezende Machado (MDB) -, o vereador propõe a inclusão, no Calendário de Vacinas contra a Raiva Animal, a vacina no combate da Cinomose, doença que atinge somente cães e, por ser contagiosa, tem alcance rápido, podendo levar o animal não imunizado à morte. “A Cinomose é transmitida por meio do contato com secreções, urina, fezes, o que é muito comum em canis compartilhados. Dessa forma, compreendendo tratar-se também de uma questão de saúde pública, acreditamos ser de extrema importância que os cães de nossa cidade recebam esta vacina durante as campanhas anuais de vacinação do Município”, justifica.

Feiras e abrigo temporário

Por meio de outro requerimento – enviado ao presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto -, Zander solicita o retorno de Feiras de Adoção Responsável de Cães e Gatos em parques de Goiânia, como já ocorriam regularmente. “Esta solicitação se faz em virtude de uma grande procura por parte de protetores de animais independentes, Organizações Não Governamentais (ONGs) e cidadãos goianienses que defendem a causa animal”, explica o vereador. “Estas feiras, que ocorriam regularmente nos parques de nossa cidade, exerciam um papel fundamental: com a ação, o número de animais que aguardavam por um lar havia diminuído; sem ela, hoje, muitos dos cuidadores provisórios encontram-se sem suporte e sem condições para manterem a grande quantidade de animais resgatados das ruas em situação de abandono”, argumenta.

Um terceiro e último requerimento apresentado pelo vereador Zander Fábio também visa buscar abrigo temporário para animais em situação de maus-tratos comprovados por meio legal. O parlamentar pede ao prefeito Iris Rezende que avalie a possibilidade de o Executivo liberar parte do espaço do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já destinado para o recebimento de animais, para tal fim. “Após constatado o crime, verificando-se que o animal foi vítima de maus-tratos, ele acaba sem ter para onde ir e, muitas vezes, quando não determinado pela Justiça um novo tutor, esse animal acaba voltando para o seu agressor, o que o faz, ainda, correr riscos, em virtude de não ter um abrigo temporário”, considera.