Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Organograma e setores / Escola Legislativa / 2023 / 1º Seminário de Qualificação para Candidatos ao Conselho Tutelar de Goiânia

por Carlos Eduardo Linhares Montenegro publicado 11/03/2022 10h10, última modificação 15/09/2023 12h58

Para contribuir com a formação de lideranças que almejam participar do processo seletivo para concorrer à eleição do Conselho Tutelar, a Escola do Legislativo e a Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros do Estado de Goiás (ACETEGO) realizaram o “1º Seminário de Qualificação para Candidatas e Candidatos ao Conselho Tutelar de Goiânia”. A palestra foi realizada em junho de 2023, contou com certificado digital de 6h extracurriculares, foi aberta ao público e teve a presença de conselheiros e candidatos de Goiânia e outros municípios, como Abadia de Goiás, Inhumas e Goianápolis.

A mesa de abertura foi composta pela vereadora e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da CMG Aava Santiago, pela presidente da ACETEGO Daniela da Gilka, pela presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos Valéria Jaime, pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Aguinaldo Lourenço, pela socióloga e ativista Tihaná Hirata.

A formação levou aos candidatos e candidatas reflexões sobre o papel dos conselheiros tutelares, sobre a Lei Henry Borel, a Lei da Escuta Protegida, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a ética profissional aplicada à atuação no Conselho. Foi ministrada por quatro palestrantes: o professor de Direito da PUC/GO Edson Lucas, a presidente da ACETEGO Daniela da Gilka, o servidor do Ministério Público Eduardo Motta e o professor de filosofia da PUC/GO João Batista Valverde. Os participantes receberam uma versão atualizada e comentada do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como outros materiais complementares.

Palestrante ministrando na mesa do Auditório Carlos Eurico

Mesa composta por palestrantes e Vereadora Aava Santiago

Fala de Eduardo Motta com palestrante ao fundo

Palestrante ministrando na mesa do Auditório Carlos Eurico