Maio Laranja: Como identificar crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e como buscar ajuda
Para fortalecer a campanha Maio Laranja, mês de conscientização para a prevenção e enfrentamento do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Escola do Legislativo em parceria com o Conselho Tutelar (Região Centro-Sul) e o Instituto Olhos da Alma Sã promoveram a 2ª edição da Palestra “Maio Laranja: Como Identificar Crianças e Adolescentes vítimas de Violência Sexual e Como Buscar Ajuda”.
A formação foi ministrada pela conselheira tutelar Rose Galhardo, pelos psicólogos Jorge Antônio de Lima e Jaqueline Marques, e contou com um certificado digital de três horas extracurriculares. A conselheira e os psicólogos orientaram dezenas de pessoas, entre servidores da Casa, servidores da educação infantil, da Gerência de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação e estudantes de psicologia presentes.
Galhardo abordou os sinais que as vítimas emitem através de comportamentos; estratégias de prevenção; canais de denúncias e o papel do Conselho Tutelar dentro da rede de proteção e acolhimento. Lima, presidente do Instituto Olhos da Alma Sã, e Marques, especialista em infância e adolescência, apresentaram as ações desenvolvidas pela clínica para promover a saúde mental e a defesa da vida. A palestra teve também a participação da vereadora Aava Santiago, que falou sobre o trabalho de prevenção ao abuso sexual infantil que realizou durante o mês de maio por meio de palestras nas escolas públicas de Goiânia.