Treinamento Março Roxo: Conscientização sobre a epilepsia e primeiros socorros em situação de crise convulsiva
Para fortalecer a campanha Março Roxo, mês da luta pelos direitos de inclusão social, profissional e econômica das pessoas com epilepsia, a Escola do Legislativo em parceria com Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de uma ação de extensão da PROEC, promoveram o “Treinamento Março Roxo: Conscientização sobre a Epilepsia e Primeiros Socorros em Situação de Crise Convulsiva”.
A formação visou levar aos servidores, estudantes e à comunidade em geral, esclarecimentos acerca do tema, desmistificando crenças errôneas a respeito das limitações de pessoas que possuem a doença e um treinamento em primeiros socorros para saber como agir ao presenciar uma crise convulsiva. A palestra teve como objetivo mobilizar o maior número de pessoas com Epilepsia, familiares, profissionais da segurança, saúde, educação e demais cidadãos. Contou com a presença de policiais civis, bombeiros, guardas civis metropolitanos, servidoras de CMEIs e mães de crianças com epilepsia.
A palestra foi mediada pela vereadora Aava Santiago e foi ministrada por dois doutores em neurociências, fisioterapeutas e estudiosos da Epilepsia, doutora Aline Pansani e doutor Diego Basile. A palestra contou com certificado digital de duas horas extracurriculares. Entre as orientações compartilhadas, foram abordadas as características da doença, os tipos de crise, a diferença entre convulsão e crise epiléptica, o que é mito e verdade dentre as ideias mais recorrentes a respeito da Epilepsia.
Além do Treinamento, durante o mês de março o prédio da Câmara Municipal de Goiânia foi iluminado de roxo em alusão à campanha de conscientização sobre a Epilepsia.