Césio 137
“Um povo que não conhece a sua História está condenado a repeti-la.” (Edmund Burke)
A tragédia ocorrida em Goiânia conhecida como Acidente com o Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora de usinas nucleares. Com a intenção de rememorar e refletir o grande impacto social e ambiental deste acidente radiológico, a Escola do Legislativo Goianiense em parceira com a CARA (Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves) promoveu a palestra “CÉSIO-137: Memórias e Reflexões”, realizada no auditório Jaime Câmara em 25 de setembro de 2024 e conduzida pela Palestrante Prof. Ms. Lândia Fernandes.
Dentre as várias abordagens, rememorou-se que esse acidente teve repercussão mundial e impactou grandemente, com vítimas fatais, as famílias e circunvizinhanças que tiveram contato com o pó químico Césio-137. Além das vidas perdidas e da imensa afetação psicológica aos sobreviventes e seus familiares, os prejuízos humanos e ambientais se fazem presentes até os dias atuais, suscitando reflexão sobre a necessidade de fiscalização contínua e políticas públicas para a ação preventiva a esse tipo de acidente, bem como reparação indenizatória aos vitimados por esse desastre.
A palestra contou com a presença de servidores da Casa, estudantes universitários e a comunidade interessada. Também foi prestigiada pela vereadora Aava Santiago, autora da lei Maria Gabriela Ferreira em Homenagem às Vítimas do Acidente Radiológico do Césio-137.