Comunicação Não-Violenta no Ambiente de Trabalho
A primeira formação de 2024 foi uma parceria com a 1ª Secretaria da Mesa Diretora. Realizada em 25 de março, atendendo a pedidos de servidores, a qualificação trouxe ferramentas para desenvolver uma comunicação assertiva.
O tema Comunicação Não-Violenta no Ambiente de Trabalho foi amplamente abordado pela servidora, conferencista e terapeuta Patrícia Barbosa, formada em Letras (UFG) e Formação Holística de Base (UNIPAZ). Ela orientou os participantes em como desenvolver um relacionamento saudável e respeitoso no ambiente profissional, relações interpessoais produtivas e cooperativas, uma comunicação eficiente e empática.
Numa formação dialogada, com várias contribuições, exemplos e pontos de vista, foram identificados tipos de comunicação agressivos e alienantes para evitar. Foi trabalhado o passo a passo da comunicação não-violenta, método criado pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, que consiste em racionalizar o processo de troca a partir da observação das situações, compreensão dos próprios sentimentos, reconhecimento das necessidades e formulação de pedidos claros e objetivos que gerem soluções construtivas. Para ser aplicado com eficiência, esse processo deve ser repetido até se tornar hábito e ser parte da rotina. Também foi enfatizada a importância da convivência para o desenvolvimento pleno e integral.