Percepção do Invisível
A Escola do Legislativo Goianiense em parceria com o Centro de Cultura Cuca Fresca e a Faculdade de Educação da UFG promoveu a palestra de abertura da Mostra em Artes Visuais: Percepções do Invisível - Olhares em Liberdade.
A formação contou com a presença de expoentes da luta antimanicomial em Goiânia. Foi discutida a importância de políticas públicas que garantam a efetividade de direitos, o desenvolvimento das habilidades, a qualidade de vida e a socialização adequada de pessoas neurodivergentes. Cada palestrante trouxe diferentes perspectivas a partir de sua formação e experiência: a terapeuta ocupacional e servidora municipal Clemici Lima, a professora do IPTSP (UFG) Larissa Arbués, o advogado, músico e usuário do CAPS Ipê, Marcus Vinícius, a psicóloga e professora de saúde mental coletiva (UFG) Gardênia Lemos.
Tivemos importantes falas de psicólogas e profissionais que acompanham e promovem as atividades dos CAPS, esclarecendo sobre as demandas e ações junto aos usuários deste sistema. Também pudemos ouvir depoimentos dos próprios usuários, fazendo ecoar a voz daqueles que precisam dos serviços dos CAPS. Ambas falas apontaram para a necessidade de manutenção e aprimoramentos de políticas públicas que auxiliem e deem voz a esses cidadãos.
Ao final foi realizado um coquetel com música ao vivo e interação com as obras da exposição. Todos os artistas são usuários da rede de saúde mental do município de Goiânia.