Lançamento da campanha permanente de arrecadação de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Na primeira investida da campanha de arrecadação de absorventes íntimos promovida pela vereadora Aava Santiago (PSDB), através da Ouvidoria da Mulher, e com colaboração do coletivo Girl Up Goiás [Girl Up Brasil], em outubro de 2021, na Câmara Municipal de Goiânia (CMG), foram arrecadados 3.600 absorventes para jovens de escolas públicas, mulheres refugiadas e encarceradas, por meio de doações que foram recolhidas em pontos distribuídos de forma estratégica na cidade.
“Meninas pobres têm ainda mais dificuldades de ir à escola e ao trabalho e de acessar o transporte quando estão limitadas pela falta de absorventes e coletores. Elas acabam matando aulas e até o serviço por não ter condições de controlar o fluxo. Por conta dessa realidade, a defasagem dessas meninas é aprofundada pela pobreza. Elas deveriam estar sendo contempladas pelas políticas públicas.”
, explicou Aava a época, em matéria veiculada no site Metrópoles [Metrópoles]. Com o sucesso da campanha, ela acabou se tornando uma ação permanente da Ouvidoria da Mulher.