Aava Santiago
Nome: Aava Santiago Aguiar
Partido atual: Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Nascimento: 20/10/1989
Telefones: 62 3524-4350 / 3524-4349 / 3524-4351
E-mail: aavasantiago@camaragyn.go.gov.br
Gabinete: 19
Aava Santiago, 34 anos, é socióloga, comunicadora, pesquisadora, gestora pública e evangélica. Ativista pela escola pública, mulheres e mães. Filha dos pastores Raquel Santiago e Juscelino Aguiar (in memorian), mãe do Davi e esposa do Guilherme Liberato. Sua vocação política foi descoberta ainda na infância. Nascida em Barra do Garças e criada no Rio de Janeiro, aos onze anos de idade criou movimento de participação de estudantes de comunidades por meio de feiras de talentos e teatro. Por causa disso, foi eleita presidente do grêmio da Escola Municipal Thomé de Sousa, onde estudava; em seguida, eleita representante das escolas municipais de seu bairro e, depois, das escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, sendo nomeada prefeita mirim da região. Na adolescência mudou-se para Goiânia, onde reside desde então.
Aava compôs o grupo de criação do Passe Livre Estudantil (PLE), entre 2011 e 2013, ano de implementação do programa. Lutou para que o benefício alcançasse os estudantes de qualquer nível de escolaridade e de renda. Sua atuação na gestão do PLE durou até o início de 2018, quando o programa de gratuidade no transporte coletivo para estudantes – a maior iniciativa de mobilidade juvenil do país – alcançou 80 mil jovens, em Goiânia, Região Metropolitana, Anápolis e Rio Verde.
Em 2017 lançou o movimento Você Não Está Sozinha, uma rede de fortalecimento de mulheres para acolher vítimas de violência e encorajá-las no processo de denúncia. Em 2019, articulou a criação e assumiu a coordenação do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica na Assembleia de Deus Pedro Ludovico (Adpel), composto por profissionais do Direito e por psicólogas. O núcleo já atendeu mais 120 mulheres vítimas de violência, bem como treinou, em parceria com a Defensoria Pública de Goiás, mais de 500 líderes eclesiásticos para auxiliar famílias de vítimas. A iniciativa, pioneira em espaços evangélicos no Brasil, concorreu ao Prêmio Innovare na categoria Cidadania e Justiça.
É comentarista do programa Papo Cabeça (Rádio Interativa FM). Além disso, visita escolas, faculdades, igrejas, empresas e órgãos públicos, colocando em evidência agendas urgentes como políticas públicas de juventude; educação pública; combate à violência doméstica; proteção e acolhimento a mulheres; formação e participação política.
Aava Santiago elegeu-se vereadora em Goiânia para o período de 2021 a 2024, pelo PSDB, com 2.865 votos. Na Câmara, preside as Comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e de Direitos Humanos e Cidadania. Também ocupa o cargo de terceira-secretária da Mesa Diretora.
Fontes: Assessoria da vereadora e Diretoria de Comunicação. Atualizada em 13/03/2024.
Parlamentares | Mesa Diretora | Comissões permanentes | Comissões temporárias