Câmara, PUC-GO e UFG firmam parceria para fortalecer políticas para população em situação de rua
Com a presença da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, representantes de movimentos sociais, pesquisadores e entidades que atuam na assistência a pessoas em situação de rua, a Câmara de Goiânia lançou, nesta quarta-feira (12), o Projeto Pop Rua Cidadã.
Autora da iniciativa, a vereadora Kátia (PT) considera o censo das pessoas em situação de rua na cidade como prioritário para o projeto. As estimativas são de que Goiânia tenha cerca de 2,5 mil pessoas vivendo nas ruas, mas o número pode ser maior. A parlamentar destinou emendas impositivas aos orçamentos de 2024 e de 2025 para projeto, que propõe ainda capacitação de profissionais, ações de acolhimento, apoio financeiro e moradia para essas pessoas.
A ministra Macaé Evaristo ressaltou que a população de rua aumentou muito nos últimos anos em todo o país, especialmente após a pandemia de Covid-19. Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) revelou que, em 2022, 281.472 pessoas estavam em situação de rua no Brasil, representando aumento de 38% em relação ao estudo anterior, realizado em 2019.
A ministra defendeu maior diálogo entre governo federal, estados e municípios para enfrentamento do problema.