Comissão de Saúde vota cinco projetos nesta quinta-feira (24)
Entre as matérias aprovadas, está inclusão de dois exames no teste do pezinho. Colegiado pretende ainda visitar Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) de Goiânia
A Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia se reuniu nesta quinta-feira (24). Presidida pelo vereador Dr. Gustavo (Agir), o colegiado deve visitar instituições de saúde da capital.
Entre os cinco projetos aprovados, está a inclusão de novos exames realizados pelo teste do pezinho. Tratam-se da distrofia muscular de Duchenne e da atrofia muscular espinhal. A autoria do texto é do vereador Anselmo Pereira (MDB).
A doença de Duchenne é uma condição genética rara e progressiva que afeta principalmente meninos e causa degeneração dos músculos esqueléticos, cardíacos e respiratórios. Os primeiros sinais costumam aparecer na infância, por volta dos dois a cinco anos de idade, com dificuldades para se movimentar. Com o diagnóstico do problema, por meio do teste do pezinho, é possível recorrer à medicação e a outros tratamentos para retardar a progressão da doença.
A atrofia muscular espinhal é também um problema causado pela genética e afeta neurônios motores da medula espinhal, responsáveis pelo controle dos músculos voluntários. A doença leva à fraqueza muscular progressiva, podendo comprometer funções vitais como respiração e deglutição – especialmente nas formas mais graves, que se manifestam logo nos primeiros meses de vida. A inclusão do exame no teste do pezinho permite o diagnóstico nos primeiros dias de vida – antes mesmo do aparecimento de sintomas.