Atual gestão da Câmara faz balanço dos avanços no Legislativo em 2024
A Câmara de Goiânia registrou avanços em 2024. A atual gestão promoveu requalificação completa na sede do Legislativo, incluindo reforma do prédio; sinalização em língua portuguesa e em braille; acessibilidade para pessoas com deficiência; e intérprete de libras para visitantes.
Para garantir a proteção de servidores e de visitantes, foi implantado o sistema unificado de segurança, com controle de visitação e de circulação, por meio de sistema de câmeras de alta resolução.
Os espaços de uso público também mereceram atenção especial, com reforma dos plenários e dos auditórios; instalação de sistema de comunicação para transmissão, em tempo real, das atividades dos vereadores; e construção de estúdio e de ilha de edição, além da abertura do sinal aberto da TV Câmara.
A atual gestão também se destaca pela devolução recorde de recursos para a Prefeitura. Foram R$ 60 milhões revertidos ao Tesouro Municipal, para complementação de investimentos prioritários em educação, saúde, segurança, assistência social e cultura.
Já o novo Portal da Transparência possibilitou a divulgação detalhada dos atos da administração, como folha de pagamento; despesas com contratações; investimentos; e demais rotinas administrativas, para garantir plena fiscalização.
A implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), plataforma virtual acessível em diversos meios, permite consulta e acompanhamento, em tempo real, dos processos legislativos e administrativos.
Em relação aos servidores da Casa, a atual gestão promoveu a reestruturação do Plano de Carreiras e Remunerações, para definir com mais eficiência e clareza as obrigações e os deveres dos funcionários.
Destaque também para a atualização da legislação que normatiza o desenvolvimento social e urbano de Goiânia: Plano Diretor; Código de Obras; Código de Posturas; leis da Habitação Popular; leis do Meio Ambiente; e aquelas relacionadas ao transporte público e à mobilidade.
O Programa "Viva o Centro", criado na atual gestão, promoveu ações culturais e discussões periódicas sobre a requalificação econômica e social da Região Central de Goiânia.
Estudantes dos ensinos médio e superior também foram beneficiados. O Programa de Estágio e o Programa Jovem Aprendiz ofertaram vagas, mediante processo seletivo, para ampliar o ensino-aprendizagem em áreas de interesse comum.