Semana na Câmara destaca realização de concurso pela Câmara de Goiânia
Está no ar o Semana na Câmara. O programa apresenta um balanço semanal dos principais assuntos do Legislativo. Confira os destaques desta edição e fique bem informado!
Concurso público
Nesta semana, o jornal destaca a realização de concurso público pela Câmara de Goiânia. Ao todo, estão previstas 54 vagas – 19 de nível superior e 35 de nível médio. O processo do concurso está na Diretoria de Compras e Licitação, que deve reabrir o prazo para recebimento de propostas de instituições interessadas em realizar o certame. O objetivo é de que o concurso seja realizado em 2025, com a convocação dos aprovados ainda neste ano, para tomarem posse até fevereiro de 2026.
Reestruturação administrativa
A Câmara aprovou, em primeira votação, projeto de lei que modifica a estrutura administrativa da Casa. De autoria da Mesa Diretora, o texto prevê a criação de cinco diretorias; a transformação de três assessorias executivas em diretorias; e a implantação de oito coordenadorias, de 27 assessorias de apoio e de uma assessoria executiva. Segundo a Mesa Diretora, a reforma visa à modernização e à da estrutura da Casa, para melhorar a prestação de serviços públicos à população. O impacto financeiro gerado está em conformidade com o limite de gastos com pessoal determinado por lei. O projeto será analisado pela Comissão de Trabalho e Servidores Públicos e, depois, retornará ao Plenário para segunda votação.
Inclusão de crianças com deficiência
Em votação definitiva, a Câmara aprovou projeto de lei, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), para criação do Selo Solidário Empresa Amiga da Infância Inclusiva. O selo será concedido a empresas que produzirem ou adaptarem brinquedos para crianças com deficiência. A proposta tem como objetivos o acolhimento de famílias, inclusive aquelas formadas por mães ou pais solo; a criação de ambiente sem hostilidade às crianças com deficiência; o reconhecimento de instituições que fizerem adequações para tornar brinquedos mais acessíveis; e a promoção de ambiente de inclusão na cidade. A matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Frentes Parlamentares
O Legislativo passou a contar, nesta semana, com duas novas Frentes Parlamentares. O Plenário aprovou a criação da Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Pessoa Idosa, de autoria do vereador Willian Veloso (PL) e do ex-vereador Paulo Magalhães (União Brasil); e da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras, proposta por Veloso e pelo ex-vereador Edgar Duarte (PDT).
Mudanças no trânsito
Por iniciativa da vereadora Kátia (PT), a Câmara promoveu audiência pública para discussão dos impactos gerados por mudanças no trânsito em Goiânia. Segundo a Prefeitura, o Programa Nova Modalidade visa a melhorias no trânsito, no transporte coletivo e na mobilidade urbana. Entre as medidas prioritárias, estão sinalização adequada da conversão livre à direita; revitalização e modernização do sistema de semáforos, priorizando o transporte coletivo; implantação de faixas preferenciais de ônibus, com permissão para circulação de motos; e desobstrução de vias, especialmente da terceira faixa. O Programa Nova Mobilidade deve chegar a dez vias de grande fluxo. A ampliação dos corredores do transporte coletivo, com liberação da terceira faixa para ônibus e motos, depende de medida que impacta moradores, comerciantes e empresários.
Acompanhe mais detalhes dessas e de outras notícias. Assista ao vídeo completo do Semana na Câmara!