Câmara aprova criação do Dia Municipal da Pessoa Surdocega
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (26), projeto de lei (PL 238/2023) para criação do Dia Municipal da Pessoa Surdocega, a ser comemorado em 12 de novembro.
De autoria do vereador Willian Veloso (PL), a matéria visa à conscientização da sociedade sobre necessidades específicas de organização e de políticas públicas para inclusão social da população surdocega e para enfrentamento do preconceito e da discriminação.
“A surdocegueira é caracterizada pela perda, parcial ou total, da visão e da audição concomitantemente. Dependendo do nível de comprometimento dos sentidos afetados, o contato da pessoa com o mundo exterior e com a sociedade pode ser bastante restritivo, sendo necessário o desenvolvimento de diferentes maneiras de comunicação e de interação”, afirma o texto.
A data proposta – 12 de novembro – corresponde ao início do 1º Seminário Brasileiro de Educação do Deficiente Audiovisual (Sedav), ocorrido de 12 a 16 novembro de 1977, em São Paulo. O evento é promovido pela Fundação Municipal Anne Sullivan, de São Caetano do Sul (SP) – primeira escola para pessoas com surdocegueira na América Latina.
“As pessoas surdocegas consideram que a sociedade em geral precisa se conscientizar sobre a existência dessa deficiência, pois, em geral, são identificadas apenas em relação à cegueira ou à surdez; as duas deficiências juntas exigem mecanismos diferenciados para acessibilidade, e não somente quanto à mobilidade, mas também quanto à comunicação, para permitir sua efetiva participação na sociedade”, disse o vereador.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).