Anselmo Pereira propõe atendimento prioritário a pacientes em tratamento contra o câncer
O vereador Anselmo Pereira (MDB) apresentou, em Plenário, projeto de lei (PL 68/2025) para garantir atendimento prioritário às pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, de radioterapia, de hemodiálise ou que utilizam bolsa de colostomia. A proposta também garante, para esses pacientes, acesso aos assentos prioritários no transporte coletivo.
Segundo o texto, a prioridade se dará no atendimento em instituições bancárias, em casas lotéricas, em supermercados e em órgãos públicos municipais.
“Nem todas as pessoas estão sensíveis para a importância de se dar prioridade ao paciente que sofre de câncer, de problemas renais ou que utilizam bolsa de colostomia. Além do tratamento doloroso pelo qual passam, esses pacientes, muitas vezes, não têm dinheiro para custear táxi, enfrentando situações de sofrimento no transporte público e em filas", afirma o vereador.
“Muitos desses pacientes, após passarem horas em hospitais, onde realizam procedimentos médicos, voltam aos seus afazeres, como ir a um banco ou a um supermercado", acrescenta.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguarda parecer da Procuradoria da Câmara para análise da matéria.