Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Vereadores questionam prefeito durante prestação de contas

Vereadores questionam prefeito durante prestação de contas

por Michelle Lemes publicado 24/03/2025 11h50, última modificação 24/03/2025 11h54
Prefeito apresenta déficits referentes ao último quadrimestre de 2024

Durante a audiência pública de prestação de contas do prefeito Sandro Mabel (UB), referentes ao terceiro quadrimestre de 2024 referente  à gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SDD), ele destacou o déficit  de vagas em Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs), a falta de realização de  obras de drenagem, a  desativação de todos os radares da cidade, além de uma cidade completamente suja, com um endividamento de 3 bilhões e 647 mil reais.

A prestação de contas do Prefeito Sandro Mabel (UB), em Plenário, foi em resposta à convocação do vereador Cabo Sena (PRD), que preside a Comissão Mista nesta legislatura. As dívidas não contabilizadas se referem à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), à Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), ao Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (IMAS) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (SEINFRA), além dos gastos com a saúde.

"Nem todas as prestações de contas foram aprovadas pela Comissão Mista", disse Cabo Sena sobre a fiscalização do Legislativo Municipal diante da situação financeira do Executivo.  A vereadora Katia Maria(PT) acrescentou que a atuação da Comissão de Saúde da Câmara no ano passado foi fundamental para que as prisões do ex-secretário de Saúde e do ex-secretário executivo da pasta fossem decretadas. "Gostaria de dizer da nossa disposição de consertar tudo isso aí com a ajuda de vocês, vereadores", frisou Sandro Mabel.

Durante a audiência pública, sargento Novandir (MDB) agradeceu a presença do prefeito Sandro Mabel e dos secretários, Léo José (Solidariedade) ressaltou o voto de confiança que  os vereadores estão dando à atual gestão.

Aava Santiago (PSDB), por sua vez, parabenizou a Comissão de Transição por ter apresentado  a prestação de contas antes do previsto e a Comissão Mista pelo trabalho feito nos últimos quatro anos, mas questionou a discrepância entre os valores apresentados pela equipe e os valores apresentados pelo Tribunal de Contas do Município. Em resposta à Aava, Sandro Mabel reafirmou que a situação é de calamidade total.

Markim Goyá (PRD) cumprimentou o secretariado e elogiou o trabalho feito pelo prefeito Sandro Mabel (UB) nesses 83 dias de gestão. Ao questionar o endividamento do município, vereador Willian Veloso pergunta o motivo pelo qual a atual gestão não apoiou a criação da "CEI do rombo". Para o prefeito, é preciso gastar menos, cuidando do dinheiro público.

Edward Madureira (PT) parabenizou o envolvimento dele com os vereadores, mas questionou a questão da taxa de lixo, que, para ele, acabou sendo aprovada às pressas e tem atingido o cidadão goianiense. "Da minha parte, o prefeito terá uma oposição participativa. Eu apresentei um projeto de lixo para  a gratuidade do transporte coletivo aos domingos. Sou favorável à discussão da possibilidade de tarifa zero", reforçou.

Vereador Coronel Urzêda (PL) questionou o caos financeiro na gestão municipal e também se posicionou contra as organizações sociais gerindo as maternidades municipais e a taxa de lixo. Vereador Major Vitor Hugo (PL) ressaltou os servidores que estão tendo seus contracheques com descontos feitos para aquilo que não terão no futuro.

Fabrício Rosa conclamou Sandro Mabel (UB) a respeitasr o parlamento. "Na esteira da artificial criação de uma calamidade financeira, será que não é hora de uma reforma tributária municipal justa, com iptu progressivo e combate à sonegação fiscal?", questionou o petista. Vereador Igor Franco (MDB) fez questão de se posicionar a favor da taxa de lixo no município para garantir a segurança jurídica e estabilidade financeira da Prefeitura de Goiânia.


TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia