Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Policarpo propõe renomear Avenida Progresso, no Setor Jaó, para Avenida Licínio Leal Barbosa

Policarpo propõe renomear Avenida Progresso, no Setor Jaó, para Avenida Licínio Leal Barbosa

por Edição de notícias publicado 08/04/2025 13h20, última modificação 08/04/2025 14h16
Professor e doutor do Direito, Licínio Leal Barbosa atuou como educador, advogado criminalista, escritor e expoente do movimento democrático no Brasil
Policarpo propõe renomear Avenida Progresso, no Setor Jaó, para Avenida Licínio Leal Barbosa

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD), apresentou, em Plenário, nesta terça-feira (8), projeto de lei (PL 196/2025) para renomear a Avenida Progresso, no Setor Jaó, Região Norte da capital. A proposta é de que a via passe a se chamar Avenida Licínio Leal Barbosa.

Professor, doutor, escritor, advogado criminalista, expoente da Maçonaria e dos movimentos em defesa da democracia brasileira, Licínio Leal Barbosa, falecido em 27 de março, foi diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um dos intelectuais mais respeitados dos mundos acadêmico e jurídico no estado.

"A avenida que circunda o Palácio Mário Behring será renomeada com o apoio de meus pares e imortalizará Licínio Leal Barbosa também no mapa da capital que ajudou a construir", afirma a justificativa da matéria proposta pelo presidente do Poder Legislativo. O prédio, no Jaó, abriga o Centro Cultural Maçônico Licínio Leal Barbosa, em reconhecimento à atuação do jurista pelo desenvolvimento da Maçonaria em Goiás.

Licínio Leal Barbosa formou-se em Direito na primeira turma do curso na UFG, em 1964. Na universidade, atuou como livre-docente e professor titular. Doutor em Direito Penal, Licínio foi diretor da faculdade entre 1980 e 1986, além de coordenador do Mestrado em Direito, período em que teve atuação destacada na implantação dos mestrados em Direito Agrário e em Ciências Penais.

Publicou mais de 20 livros; presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária; foi membro da Academia Goiana de Letras Jurídicas e da Academia Goiana de Letras. Ingressou na Maçonaria aos 23 anos de idade, tendo sido o nono Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás (1975-1978). Em sua gestão, a Maçonaria Goiana viveu era de esplendor, com a criação de 42 novas lojas (passando de 41 para 83 unidades); com a redação e a promulgação da primeira Constituição da entidade; e com a construção de obras como o Palácio Mário Behring, considerado um dos mais completos e requintados da América Latina.

A nova Avenida Licínio Leal Barbosa é a principal via de acesso ao Palácio Mário Behring, interligando o complexo à Avenida Sucuri e à Praça Bandeira. "Esse projeto de lei é uma homenagem da sociedade goianiense e o reconhecimento da Câmara Municipal de Goiânia ao ilustre e poderoso irmão Licínio, que fez da Maçonaria e da vida a realização do ideal de servir", afirma Romário Policarpo na justificativa da matéria.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia