Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Projeto permite uso de faixas exclusivas e de corredores de ônibus por pessoas com deficiência

Projeto permite uso de faixas exclusivas e de corredores de ônibus por pessoas com deficiência

por Quezia de Alcântara publicado 12/02/2025 09h05, última modificação 12/02/2025 16h17
Vereador Willian Veloso (PL) propõe selo de identificação para veículo de PCD ou de seu responsável legal. Benefício requer cadastro prévio junto ao órgão de trânsito
Projeto permite uso de faixas exclusivas e de corredores de ônibus por pessoas com deficiência

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Willian Veloso (PL) apresentou, em Plenário, nesta quarta-feira (12) projeto de lei (PL 55/2025) para permitir o uso de faixas exclusivas e de corredores de ônibus por pessoas com deficiência (PCDs) ou por seus responsáveis legais.

Segundo o texto, veículo particular de propriedade da pessoa com deficiência ou de seu responsável legal poderá trafegar nas faixas exclusivas e nos corredores de ônibus, desde que seja previamente cadastrado junto ao órgão de trânsito. Cada PCD poderá cadastrar apenas um veículo, permitindo-se a substituição do veículo cadastrado.

Em local visível, o veículo deverá portar identificador ou selo, em meio físico ou eletrônico, emitido pelo órgão de trânsito.

De acordo com o parlamentar, a medida tem como objetivo promover inclusão, acessibilidade e mobilidade urbana, além de efetivar o direito de ir e vir, em conformidade com a legislação de proteção aos direitos das pessoas com deficiência.

“A matéria visa garantir o direito à acessibilidade e à mobilidade das pessoas com deficiência em Goiânia, reforçando princípios fundamentais previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146/2015), bem como em normativas internacionais, especialmente a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU)”, afirma Willian Veloso.

“A medida proposta alinha-se ao dever do poder público de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, assegurando mecanismos de adaptação do espaço urbano, a fim de atender às necessidades da população com deficiência e de promover eficiência e autonomia no deslocamento, reduzindo barreiras e ampliando a participação social”, conclui o vereador.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia