Vereadores propõem criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo
Foi apresentado, em Plenário, projeto de decreto legislativo (PDL 14/2025) para criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo. O grupo será composto pelos vereadores Anselmo Pereira (MDB), Bruno Diniz (MDB), Henrique Alves (MDB), Kátia (PT), Lucas Kitão (União Brasil) e Denício Trindade (União Brasil), que será o presidente.
“O cooperativismo consiste, basicamente, na colaboração entre pessoas com interesse em comum. O objetivo é equilibrar a justiça social com a prosperidade econômica; e a sustentabilidade com os resultados financeiros, respeitando interesses coletivos e aspirações individuais”, explica Denício Trindade.
“Além disso, o cooperativismo contempla interesses coletivos de um grupo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, social e econômico tanto dos seus membros quanto da comunidade na qual a organização está inserida. Esse modelo de negócio traz muitos benefícios para o associado, reunindo pequenos produtores, microempreendedores, trabalhadores individuais, catadores de materiais recicláveis, entre outros grupos”, completa o vereador.
Ele observa, entretanto, que muitas cooperativas não têm representatividade em governos e em Casas Legislativas, sobretudo os grupos com menos poderes econômico e político. “São justamente as cooperativas mais frágeis que necessitam de mais proteção”, afirma.
“Acreditamos que a atuação parlamentar pode auxiliar essas organizações a garantirem mais desenvolvimento para pequenas e médias cooperativas e para seus associados”, conclui.