Câmara aprova projeto de Thialu Guiotti para reinserção de dependentes químicos no mercado de trabalho
A Câmara Municipal aprovou, em segunda e última votação, o projeto de lei nº 0478/2021, de autoria do vereador Thialu Guiotti (Avante), que cria o Programa de Acesso a Empregos (PAE). A iniciativa busca ampliar oportunidades para pessoas em recuperação da dependência química, conectando-as ao mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas, entidades e órgãos públicos.
A proposta prevê que as casas de recuperação mantenham um cadastro de pacientes interessados em ingressar no programa, além de estabelecer colaborações para facilitar a recolocação profissional. Os participantes poderão indicar áreas de interesse e experiência, permitindo um encaminhamento mais adequado às vagas disponíveis.
“O objetivo do projeto é possibilitar a realização de parcerias entre as casas de recuperação e empresas, entidades e órgãos públicos e privados para fins de facilitar o acesso a empregos para as pessoas submetidas a tratamentos em razão de dependência química e uso de drogas”, explica Thialu.
O texto também autoriza a Prefeitura de Goiânia a criar incentivos para que empresas privadas participem da iniciativa, bem como definir a atuação do poder público na execução do programa.
“A proposta não beneficia uma categoria específica, mas estabelece uma política pública para apoiar aqueles que enfrentam dificuldades extremas, sem comprometer outras ações voltadas à população”, ressalta Guiotti. "Essas pessoas poderão agora ter oportunidade real de recomeçar e levar sustento para casa".
Após aprovação, o texto é enviado à Prefeitura de Goiânia para análise do prefeito.