Thialu Guiotti homenageia chefs de cozinha em Goiânia
O vereador Thialu Guiotti (Avante) realizou, pelo segundo ano consecutivo, uma solenidade em homenagem a chefs de cozinha que atuam em bares, restaurantes e buffets de Goiânia. O evento ocorreu nesta segunda-feira (24), no Auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, com a presença de 48 profissionais do setor.
Durante a cerimônia, Guiotti destacou sua relação com a gastronomia, mencionando sua experiência em empreendimentos familiares e a criação do Guiotti Buffet, que manteve por oito anos na capital. Ele relatou sua vivência no setor desde a infância, quando acompanhava a mãe na administração de restaurantes. A mãe do vereador também criou e adaptou pratos como o arroz com limão siciliano e pimenta dedo-de-moça, inspirando Thialu a se aproximar dessa área de atuação.
O vereador ressaltou, ainda, o papel afetivo da gastronomia, mencionando como a comida pode conectar memórias e trazer conforto. “Voltar para casa por meio de um prato de comida, mesmo estando distante. Ter recordações afetivas do avô, da avó, do pai, da mãe, de outro familiar, e saber que aquele sabor relembra momentos importantes na vida das pessoas. Independente de religião, todos nós sabemos que não existe lugar que proporcione mais comunhão do que uma mesa onde há alimento”, afirmou.
Newton Pereira, presidente do Sindibares Goiânia, falou em nome dos homenageados e destacou o crescimento do setor gastronômico na capital. “Vemos que inúmeros estabelecimentos de grande porte têm procurado a cidade, por suas condições favoráveis, para a instalação de grandes redes. Com todo o trabalho realizado, conseguimos transformar Goiânia em um ambiente diferenciado para o setor”, registrou.
“Hoje, o melhor chef do Brasil é daqui de Goiânia, o nosso querido Ian Baiochi, que administra uma rede de seis restaurantes. Ele está ampliando muito rapidamente e sempre com muita qualidade, muita atenção à cozinha, muita atenção aos ingredientes”, reconheceu Newton. “É um prazer muito grande saudar todos esses cozinheiros e chefs de cozinha que fazem realmente a diferença na nossa cidade”.
O presidente do Sindibares Goiânia abordou as recentes fiscalizações da Prefeitura, que culminaram com o fechamento de bares. Ele pediu que Thialu interceda pelo setor junto ao Executivo, que afirmou que irá tomar providências na busca de soluções.
Em relato pessoal, o vereador mencionou desafios enfrentados pelo setor, incluindo dificuldades financeiras que impactaram seus negócios. Ele relatou que a crise econômica de 2015 e 2016 levou ao fechamento de seu restaurante, impactado pela inadimplência de empresas de engenharia contratadas pelo governo federal. “É justamente pra que vocês possam entender que vocês não estão sozinhos”, declarou.
Polo Gastronômico
Durante a solenidade, Thialu Guiotti defendeu a elaboração de políticas públicas para fomentar a gastronomia em Goiânia, sugerindo a criação de um Polo Gastronômico com subsídio do poder público. O vereador destacou que modelos semelhantes são adotados em diversos países, como Portugal e Chile, onde mercados gastronômicos foram estruturados pelo governo para facilitar o acesso da população e fortalecer o setor.
“A prefeitura pode subsidiar esses espaços, permitindo que grandes marcas e empresas se estabeleçam sem que o empresário precise arcar com os altos custos de aluguel em shoppings da cidade”, afirmou Guiotti.
Ao final da solenidade, o vereador agradeceu aos homenageados pelo impacto positivo que geram na economia e na cultura gastronômica da capital.