Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias dos Gabinetes / Notícias dos Gabinetes: notícias / Vereador Luan Alves representa Câmara Municipal de Goiânia em Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões em Goiás

Vereador Luan Alves representa Câmara Municipal de Goiânia em Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões em Goiás

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 28/03/2025 11h26, última modificação 28/03/2025 11h26
Audiência Pública aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás com representantes de municípios e do legislativo estadual, de Goiânia, Aparecida de Goiânia e outros municípios
Vereador Luan Alves representa Câmara Municipal de Goiânia em Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões em Goiás

Foto: Will Rosa

O vereador por Goiânia Luan Alves (MDB) representou a Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia na primeira Frente Parlamentar pela Erradicação dos Lixões no estado de Goiás, coordenada pelo deputado Clécio Alves (Republicanos). A Audiência Pública aconteceu na quinta-feira, (27/3) com a presença de autoridades e personalidades envolvidas no tema. O decreto administrativo estadual que possibilitou a criação da frente é o nº 3.833, de 4 de dezembro de 2024.

Luan Alves que tem como uma de suas bandeiras as causas ambientais e preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara de Goiânia, disse que conhece os problemas envolvidos na gestão de resíduos sólidos da Capital. Ao lembrar seu tempo como presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), deixou em nome do presidente Romário Policarpo (PRD) a Câmara Municipal de Goiânia à disposição, inclusive para promover as adequações necessárias na legislação no que tange ao tema.

“Existem vários pontos para a erradicação dos lixões que precisam de atualização nas leis do Estado e dos municípios. E é preciso uma unidade entre os poderes e os parlamentares para que Goiânia e o Estado avance na questão”, destacou Luan Alves.

O vereador destacou que enquanto presidente da Amma, acompanhou de perto a situação de alguns problemas que Goiânia vive sobre o Aterro Sanitário. “E realmente precisa-se de uma atenção e investimento do Poder Público. É necessário que se tenha uma atenção principalmente do Estado, enquanto Secretaria do Meio Ambiente Estadual que são os responsáveis pelo licenciamento e fiscalização dos aterros”, complementou o vereador.

A situação da gestão de resíduos sólidos é uma preocupação dos poderes legislativos estaduais e municipais. O deputado estadual Clécio Alves, que coordenou os trabalhos, destacou que o objetivo da discussão é buscar, junto aos poderes representativos, um caminho definitivo para banir os lixões. A Alego é a primeira assembleia do país a propor uma frente parlamentar para tratar da gestão de resíduos sólidos. “Entendemos os malefícios que são os lixões, que deveriam ter sido erradicados em 2011. O que nós desejamos não é punir os prefeitos, mas unir forças e buscar a saída para esse problema”, declarou.

Durante a reunião da Frente Parlamentar também tomaram assento à mesa dos trabalhos os deputados Talles Barreto, Bia de Lima, Gugu Nader e Cairo Salim; o vereador Felipe Cortez (PL), de Aparecida de Goiânia; a superintendente de Políticas Públicas em Saneamento, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Kaoara Batista; o engenheiro civil Walter Plácido; e Coronel Romeu, ex-prefeito do município de Joviânia.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia