Willian Veloso se destaca na defesa da consciência e da saúde de autistas
A conscientização e o acompanhamento da causa autista, em Goiânia, demandam ações importantes para promover a inclusão e a aceitação das pessoas com autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o desenvolvimento neurológico, podendo ser identificado nos primeiros anos de vida, o que obriga uma atuação resolutiva e educativa do poder público para propiciar diagnóstico, tratamento médico, orientação e suporte psicopedagógico a essa população vulnerável.
Entre os atores que se destacam na defesa das pessoas autistas, o vereador Willian Veloso (PL) e seu Gabinete Inclusivo têm sido uma das vozes mais combativas e resilientes. Tanto é que foi iniciativa dele a Lei 10.709/2021, que Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo.
Além disso, em 2022, Willian aprovou a criação do Selo Empresa Amiga dos Autistas, destinado aos estabelecimentos comerciais que adotem política interna de inserção de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo no mercado de trabalho (Lei 10.878/2022). Essa tem contribuído para estimular o empresariado a atuar com responsabilidade social, uma vez que a sociedade está cada vez mais consciente de seu papel cidadão por meio do consumo.
No ano seguinte, o Gabinete Inclusivo instituiu a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (Lei 11.024/2023). No próximo dia 5 de abril, às 9 horas, no Parque Vaca Brava, estão previstas atividades como quebra de barreira atitudinais; interação com grandes instituições; capoeira adaptada; orientação jurídica gratuita; orientação psicopedagógica, psicológica e fonoaudiológica.
Ainda em 2023, a Lei 11.066, também de autoria de Willian Veloso, estabeleceu que a negativa de matrícula escolar deverá ser apresentada por termo escrito e com justificativa, por instituições de ensino públicas ou privadas. Dessa forma, as crianças poderão ter mais chances de acesso à unidade escolar municipal mais próxima, obrigando as escolas a manterem ou a contratarem o professor de apoio para atuar, de forma complementar, dentro da sala de aula, com os alunos que tenham limitações funcionais.
Já no ano passado, o vereador aprovou projeto sobre a utilização de sinais sonoros adequados para alunos com Transtorno do Espectro Autista nas escolas municipais de educação infantil (Lei 11.132/2024). Já a Lei 11.236/2024) instituiu o Dia Municipal da Equoterapia – prática que tem sido apontada, cientificamente, como terapia eficaz para combater a ansiedade de crianças autistas.
Com os recém-aprovados projetos de lei, como o do Dia do Psicopedagogo (12 de novembro) e do Dia Municipal do Adestrador de Cães (5 de novembro) – inclusive de "cães de serviço para pessoas autistas" ou de "cães de assistência" –, o Gabinete Inclusivo segue sua vocação de valorizar também profissionais que contribuem para melhorar a acessibilidade, a inclusão e a qualidade de vida da pessoa com autismo, de modo que ela participe ativamente de sua vida familiar e urbana. Os agentes que compõem a equipe multidisciplinar das redes de cuidados, assim como o afeto e a motivação de pais e de mães atípicas, são indispensáveis para dar mais urbanidade e cidadania para aqueles que, apesar de diferenças, merecem ter os mesmos direitos que todos os outros goianienses.