Plenário aprova Selo Solidário Empresa Amiga do Aleitamento Materno
O Plenário da Câmara aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (28), projeto de lei (PL 312/2021) para criação do Selo Solidário Empresa Amiga do Aleitamento Materno, em Goiânia.
A proposta tem como objetivo incentivar estabelecimentos públicos e privados a acolherem mães que amamentam e seus filhos durante o ato de amamentar. "É sabido que mulheres ainda sofrem com preconceito e constrangimento ao amamentar em público”, afirma Aava. "A prática também é sexualizada por alguns indivíduos, o que coloca a mulher em lugar rotineiro de vergonha e culpa”, acrescenta.
A vereadora cita dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que apontam benefícios da amamentação para bebês e para mães. “A criança amamentada ao seio está protegida contra alergia, infecções, diarreia, pneumonia, otites e meningites. A amamentação também fortalece o desenvolvimento ósseo e muscular da face, favorecendo a fala, dentição e respiração”, diz o documento.
Ainda segundo o relatório da SBP, para mulheres que amamentam, “há redução de hemorragias pós-parto; retorno ao peso corporal mais rapidamente; prevenção de diabetes, de ataque cardíaco, de câncer de mama e de ovário”.
O Selo Solidário Empresa Amiga do Aleitamento Materno será oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Estabelecimentos que aderirem ao programa poderão utilizar o selo em peças publicitárias e promocionais oficiais.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).