Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / 250 requerimentos são apresentados em favor da região leste durante a Câmara Itinerante

250 requerimentos são apresentados em favor da região leste durante a Câmara Itinerante

por Guilherme Machado publicado 09/06/2016 13h05, última modificação 09/06/2016 13h55
A 9ª edição da Câmara Itinerante ocorre hoje e amanhã (9 e 10) no Jardim Abaporu, região da Vila Pedroso
250 requerimentos são apresentados em favor da região leste durante a Câmara Itinerante

Foto: Alberto Maia

Durante a sessão legislativa realizada hoje pela manhã nas instalações da 9ª Câmara Itinerante, 250 requerimentos foram apresentados pelo vereador Felisberto Tavares (PR), único representante da região leste no legislativo, pedindo benefícios e melhorias para os bairros lá localizados.

Felisberto diz que no atual mandato apresentou cerca de 4 mil requerimentos. “80% deles foram em favor da região leste de Goiânia”, afirmou. Ele agradeceu à prefeitura pela finalização do posto de saúde do Setor Recanto das Minhas Gerais, que fica em frente onde está a tenda da Câmara Itinerante. Agradeceu também ao secretário de governo Henrique Tibúrcio, que representava o governador Marconi Perillo, pela instalação de um Colégio Militar na região, pedido que era “muito aguardado pelos moradores”, e requisitou à Saneago a instalação de rede de esgoto em bairros que ainda não a possui. 

Já o presidente da Câmara Municipal, Anselmo Pereira (PSDB), pediu que todos os vereadores assinem uma requisição para requalificar o Parque Ambiental Deputado Eduardo Silva Nascimento, que fica no Parque das Amendoeiras, com melhorias na iluminação e do jardinamento. 

Vários líderes comunitários dos bairros da região leste estavam presentes e ocuparam a tribuna livre para agradecer a presença da Câmara, na parceria que fez com a Prefeitura e o Governo do Estado para realizar as várias edições da Câmara Itinerante nas diversas regiões da capital. Eles também fizeram várias reivindicações, entre elas estavam solicitações de limpeza urbana, como varrimento das ruas, recolhimento do lixo doméstico e roçagem de lotes, revitalização de praças, melhoria na sinalização das ruas, aumento do efetivo policial para combater a criminalidade, entre outros. 

O líder comunitário Amilton Roberto cobrou o término do CMEI Grande Requiro. Segundo ele, a obra era para ser entregue em outubro do ano passado. “A obra está abandonada. Hoje, 160 mães que poderiam deixar seus filhos para trabalhar, não podem por falta de creche”, disse ele. Já o líder Alissom Aragão, solicitou a construção da parte leste da Avenida Leste-Oeste. 

Com relação ao trabalho da polícia na região, o comandante major André William, responsável pelo 30º Batalhão da PM, que atende a região, disse que está aberto para ouvir a população. “Estamos conseguindo abaixar os índices de criminalidade. Estamos a mais 18 dias sem crimes de homicídio na nossa área e isso se deve a uma ação conjunta da PM com a Guarda Civil Metropolitana”, disse. O comandante participa hoje de uma audiência pública às 15 horas, na Câmara Itinerante, para discutir sobre segurança pública na região. 

A sessão contou com a presença do deputado estadual Santana Gomes, ex-vereador de Goiânia e representante da região na Assembleia Legislativa. Ele defendeu a formação de uma Câmara Metropolitana, com vereadores das cidades que integram a Região Metropolitana de Goiânia, para discutir e solucionar problemas que afetam para quem mora nas regiões de divisa entre os municípios e os que abrangem mais de um município, como criminalidade, limpeza urbana, etc. O presidente da Câmara disse que vai repassar as reivindicações de questões ligadas ao governo estadual ao deputado e cobrou a criação de um Plano Diretor Metropolitano para definir as ações e políticas conjunta entre os municípios.