Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / 4ª Mostra Livre em Artes Visuais segue até 14 de junho na Câmara de Goiânia

4ª Mostra Livre em Artes Visuais segue até 14 de junho na Câmara de Goiânia

por Edição de notícias publicado 04/06/2024 14h35, última modificação 04/06/2024 16h35
Exposição reúne 38 peças produzidas por servidores da Casa e por artistas convidados

A Escola do Legislativo, a Coordenação de Cultura e o Coletivo de Artistas Plásticos da Câmara de Goiânia promovem, até 14 de junho, a 4ª Mostra Livre em Artes Visuais. Com 38 peças, produzidas a partir de diferentes técnicas, a exposição contempla trabalhos de servidores da Casa e de artistas convidados.

A mostra, segundo os organizadores, tem como objetivo estimular os visitantes a desenvolverem suas habilidades artísticas. A curadoria buscou também apresentar obras voltadas à aproximação com o público infantojuvenil.

Maria Olina, autora da escultura "Yaci_Yateré", esculpiu a peça durante a pandemia de Covid-19. Ao observar os massacres dos povos indígenas, a artista quis transmitir uma mensagem de paz. "Yaci se encontra sentado em uma caixa amarrada em teias e tramas enleadas na estrutura de uma sociedade que tranca muitas verdades históricas. Yaci _Yateré escapou da caixa e vem, em paz, junto à natureza, nos chamar a lançar um outro olhar sobre nossa história", explicou.

Hugo Hayshida, com dois quadros expostos na mostra, concebeu "Floresta Azul" no auge da pandemia, inspirado na floresta azul de Hallebos, na Bélgica. "O quadro foi elaborado em alto relevo desde sua concepção, com cores vibrantes e leves ao mesmo tempo", afirmou.

A memória afetiva ligada à presença da mãe inspirou Ma Vieira, artista que participa da mostra com um quadro e com bordados. "Bordar é, para mim, ao mesmo tempo, uma meditação profunda e uma limpeza nos meus sentimentos. Os movimentos de entrada e de saída no tecido, os pontos e laçadas me remetem a um movimento de encontro interior e com minha ancestralidade. Assim resolvo questões, calo minha mente e realizo autocuras", disse a autora da capa de almofada em algodão.

A 4ª Mostra Livre em Artes Visuais permanece aberta à visitação do público, das 7 às 18 horas, no Espaço Célia Câmara.

Serviço:

4ª Mostra Livre em Artes Visuais