Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / A força do Movimento Salve o Jóquei na Tribuna Livre

A força do Movimento Salve o Jóquei na Tribuna Livre

por Patrícia Drummond publicado 14/12/2017 13h10, última modificação 14/12/2017 15h16

O Jóquei Clube de Goiás foi tema da Tribuna Livre desta quinta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal. Por indicação da vereadora Cristina Lopes (PSDB), Flávia Calil e Sandra Fleury, graduadas em Direito e joqueanas, falaram aos parlamentares presentes à sessão sobre o movimento social para salvar o clube de demolição e pediram apoio à causa.

“O Jóquei foi usurpado e nós, os sócios, fomos expulsos”, declarou Sandra Fleury, que denunciou, da Tribuna, tentativas criminosas também contra o Hipódromo da Lagoinha: “O mesmo grupo da Faculdade Padrão que tomou o clube queria a área do Hipódromo e, para isso, tentou abater todos os cavalos que ali estavam”.

Sandra destacou, ainda, que o Jóquei Clube é um patrimônio dos goianos. “A história do Jóquei se funde à história da cidade. O clube não pode ser derrubado, demolido. Se isso ocorrer, será uma parte de Goiânia que estarão derrubando; estarão demolindo um patrimônio dos goianienses”, argumentou.

Flávia Calil, por sua vez, pediu, da Tribuna, que os vereadores de Goiânia se juntem ao movimento e ajudem a salvar o Jóquei Clube. “É inimaginável a importância que esse clube tem na vida do Centro da nossa cidade e na vida de uma quantidade enorme de famílias e de pessoas que o frequentaram”, sublinhou, lembrando que o local foi construído a partir da doação de uma área, há mais de 60 anos, pelo então governador do Estado, Pedro Ludovico Teixeira.

“Ali havia um bosque lindo, que foi derrubado de forma criminosa”, ressaltou. “Ele fazia uma composição magnífica com as quadras, piscinas, restaurante e toda a infraestrutura do clube que tanto amamos, que era palco de lazer e convivência social saudável”, acrescentou.

Protesto

De acordo com Sandra e Flávia, o Jóquei conta, atualmente, com 1.720 sócios remidos que sonham em ter o clube de volta. No domingo, 17, às 10 horas, o Movimento Salve Jóquei realiza o seu 2º Ato de protesto, em frente à sede social, na Rua 3. Os vereadores foram convocados a participar.

“Contem com o meu apoio”, reforçou a vereadora Cristina Lopes. “O Jóquei faz parte da identidade do povo goiano”, completou. “Para mim, o que fizeram e o que estão fazendo com o Jóquei Clube é crime. E é preciso dar nome aos bois. Quem começou tudo isso? O professor Walter Paulo, da Faculdade Padrão, e o deputado federal Jovair Arantes”, sustentou o vereador Jorge Kajuru (PRP), também declarando seu apoio à causa.

Paulo Magalhães (PSD) e Carlin Café (PPS) também se manifestaram a favor do Jóquei. Ambos chegaram a citar, inclusive, boas recordações de Carnavais que passaram no clube. Carlin Café ressaltou que, como presidente da Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano, pretende sugerir a realização de uma Audiência Pública para discutir o assunto.